Pesquisar Neste Blog
Teste Anuncios
segunda-feira, 29 de março de 2021
Fervura do Algodão
As gorduras, ceras, pectinas e sais minerais contidos nas fibras de algodão cru constituem um obstáculo às operações de ultimação. A sua remoção eficaz é feita na operação designada por fervura. A fervura consiste num tratamento com uma solução alcalina a uma temperatura próxima da ebulição. Nestas condições dá-se a hidrólise das gorduras e ceras, facilitando a sua remoção. Como resultado obtém-se, portanto, um algodão hidrófilo.
Esta operação é normalmente efectuada numa solução de hídróxido de sódio a 10 a 50g/l, em presença dum detergente que seja resistente à soda cáustica e com bom poder dispersante. O enxaguamento subsequente deverá ser efectuado com água a ferver, para assegurar uma boa eliminação das ceras emulsionadas sem haver coagulação.
Para além das ceras e gorduras, são eliminadas por este processo todas as impurezas solúveis do algodão, bem como as pectinas e as proteínas.
Como controlo do efeito da fervura, deve medir-se a hidrofilidade do tecido, por exemplo através do tempo de desaparecimento duma gota de água colocada à sua superfície. No caso do tecido bem fervido, a absorção deve ser praticamente instantânea (tempo inferior a um segundo).
Caso o tecido não tenha sido desencolado, a fervura permite eliminar parte dos produtos de encolagem amiláceos, o que ésuficiente para certos fins.
Mercerização do Algodão
A mercerização aumenta o brilho dos artigos através da ocorrência de transformações físicas das fibras de algodão (a forma tradicional de “feijão” passa a arredondada, aumentando assim as superfícies de reflexão).
- Aumenta a sua resistência à tracção;
- Aumenta a absorção de corantes;
- Aumenta a estabilidade dimensional dos artigos;
Desencolagem do Algodão
A eliminação da goma ou cola introduzida nos fios de teia é uma fase fundamental do tratamento prévio. É uma operação realizada habitualmente após a gasagem.
Gasagem do Algodão
A gasagem ou chamuscagem é uma operação destinada a eliminar as fibras soltas dos tecidos de algodão por queima.
É normalmente a primeira operação realizada sobre o tecido após a tecelagem, pois é necessário que o tecido esteja bem seco. Podem ser utilizados dois métodos:
- Por passagem do tecido em contacto com um rolo ou placa de cobre ao rubro; é um processo pouco frequente, por necessitar de elevada quantidade de energia eléctrica.
- Por passagem do tecido na proximidade imediata duma chama; dado que a chama é obtida por queima de gás, a operação é então designada por gasagem.
O tecido pode ser submetido a um pré-aquecimento no qual é eliminada a humidade residual das fibras, podendo haver ainda uma caixa de limpeza, na qual são eliminados os pós e sujidade do tecido com um sistema de escovas e aspiração, aumentando assim a eficiência da operação. Segue-se a gasagem propriamente dita percorrendo o tecido um caminho segundo o qual as faces passam muito próximo da chama (em casos excepcionais, pode gasar-se uma só face). Logo à saída da câmara é fundamental apagar todos os pontos de ignição. Isso pode ser feito por introdução do tecido em água ou, se não for conveniente molhar o tecido, por ejecção de vapor ou esmagamento entre dois rolos.
- Pré-aquecimento;
- Velocidade do tecido;
- Altura da chama.
Tratamentos prévios do Algodão
O objectivo das operações de tratamento prévio ou preparação dos artigos têxteis é a eliminação nas fibras das impurezas que elas contêm e melhorar a estrutura do material de forma a melhor estar apto às operações posteriores de tingimento, estamparia e acabamento.
Estas operações podem ser feitas em rama, em fio, em tecido ou mesmo após confecção, em casos particulares.
Os tratamentos prévios para a fibra do algodão são os seguintes:
- Gasagem;
- Desencolagem;
- Mercerização;
- Fervura;
- Branqueamento.
Propriedades Químicas do Algodão
Absorção de humidade:
Propriedades Físicas do Algodão
Comprimento:
Índice de uniformidade:
Uniformidade do Algodão
A designação de fibra uniforme é uma expressão comercial e industrial, que define as fibras com características médias uniformes, ou antes, que variam dentro de extremos muito próximos. Cientificamente não se pode empregar esta expressão, porque não há nenhuma planta ou variedade com fibras completamente uniformes. Mas a industria e o comércio consideram como fibras ou ramas uniformes, aquelas cujo comprimento, grau e carácter variam relativamente pouco, mantendo-se quase iguais no algodão de um dado fardo.
Relação entre a resistência e o diâmetro |
Carácter do Algodão
A resistência e o grau de aderência das fibras, embora não sejam considerados para a fixação do grau, são elementos muito importantes na apreciação do carácter do algodão, dependendo deles, em grande parte, a finalidade ou utilização que a rama pode ter. A resistência pode ser apreciada segundo três aspectos diferentes: resistência das fibras à rotura; resistência de uma mecha de fibras entre os dedos do classificador e resistência do fio.
As fibras individuais do algodão têm uma grande resistência, que é superior à dos fios de aço de igual diâmetro, partindo por isso muito dificilmente. Vê-se bem que a resistência do fio depende quase exclusivamente do numero de convulções das fibras, pois que estas desde que tenham as suas paredes normalmente formadas, como são unidas e torcidas pelo processo de fiação, ficam com uma resistência tal que as não deixa partir facilmente.
Comprimento do Algodão
O comprimento das fibras é uma característica hereditária das diferentes variedades, embora esteja sujeito a pequenas variações, dentro de certos limites, pela influência das condições climatéricas forem deficientes, toda a planta sofre, incluindo as fibras, cujo crescimento é afectado.
Diagramas dos comprimentos das fibras de algodão |
Determinação da variação dimensional, peso por metro quadrado e largura aberta
-
O TAFETA além de ser o debuxo mais simples é também o mais comum. Teoricamente pode ser considerado como a mais simples das sarjas ( ...
-
A classificação mais comum dos tecidos baseia-se no número de teias e de tramas utilizado: 1 —TECIDOS SIMPLES—apresentam uma teia e u...
-
Os cetins podem ser REGULARES ou IRREGULARES. Os cetins regulares obedecem às seguintes regras: 1 — Os modelos são quadrados. 2 — Em...
Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.
"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt + Frases