DEBUXO ou PONTO de um tecido é o termo utilizado para indicar tecnicamente o modo como se efectua o entrelaçamento dos fios de trama com os fios de teia a fim de se produzir o tecido. Os cruzamentos segundo os quais os fios de trama e teia se combinam são ilimitados.
A representação gráfica de um tecido é efectuado em papel quadriculado—PAPEL DE DEBUXO—sendo os fios de teia representados pelo espaço entre as linhas verticais, e os fios de trama pelo espaço entre as linhas horizontais. Cada quadrado no papel representa a intersecção de um fio de teia—FIO—com um fio de trama—PASSAGEM.
A pintura do debuxo inicia-se pelo quadrado situado no canto inferior esquerdo do papel. Cada quadrado pintado indica que, no tecido, o fio de teia passa sobre o fio de trama—PICA. Cada quadrado em branco indica que o fio de trama passa sobre o fio de teia — DEIXA.
Fig. Representação de um pica (A) e de um deixa (B)
O MODELO ou módulo de repetição é o menor número de fios e de passagens necessário para efectuar um debuxo. A repetição sucessiva deste módulo no sentido da teia e da trama produz o padrão do tecido.
O pica ou deixa BASE é o pica ou deixa situado no canto inferior esquerdo, a partir do qual se inicia a construção do modelo.
Fig. Exemplo de modelo
ALINHAVO DE TEIA é o número de passagens sucessivas sobre (ou sob) as quais passa um fio de teia.
Fig. 2.3 Alinhavo de 3 à teia
ALINHAVO DE TRAMA é o número de fios sucessivos sobre (ou sob) os quais passa um fio de trama.
Fig. 2.4 Alinhavo de 3 à trama
Os alinhavos de teia pelo direito contam-se em quadrados pintados na vertical, e os alinhavos de trama pelo direito contam-se em quadrados em branco na horizontal. No avesso do tecido, quadrados brancos na vertical correspondem a alinhavos de teia e quadrados pintados na horizontal correspondem a alinhavos de trama.
AVANÇO OU AFASTAMENTO À TEIA é o deslocamento vertical dos picas (ou dos deixas) entre dois fios de teia consecutivos. O seu valor é igual ao número de passagens consecutivas, a contar de baixo no sentido vertical, entre um pica (ou deixa) base de um fio de teia e o pica (ou deixa) mais próximo do fio de teia seguinte.
Fig. 2.5 Avanço de 3 à teia
AVANÇO OU AFASTAMENTO A TRAMA é o deslocamento horizontal dos picas (ou dos deixas) entre duas passagens consecutivas. O seu valor é igual ao número de fios de teia consecutivos, a contar da esquerda no sentido horizontal, entre um pica (ou deixa) base de uma passagem e o pica (ou deixa) mais próximo da passagem seguinte.
Fig. 2.6 Avanço de 3 à trama
Analisando os debuxos da Fig. 2.7, pode verificar-se que os modelos têm o mesmo tamanho e alinhavos iguais, mas que o avanço é diferente, o que resulta em estruturas muito diferentes. Assim pode concluir-se que a noção de avanço se reveste de uma importância fundamental para o estudo da estrutura dos tecidos.
Fig. 2.7 Estruturas com avanços diferentes