domingo, 28 de março de 2021

Caracterização da fibra de Algodão

Caracterização da fibra de Algodão

O algodão é uma fibra natural de origem vegetal, proveniente de sementes, como se pode ver na tabela 1.

 Caracterização das fibras naturais
Fibras Naturais
Animais
Lã e pêlos finos
Angorá
Cashemira
Coelho
Lã de Ovelha
Mohair
Pêlos grossos
Cabra
Seda
Seda Cultivada
Seda Silvestre
Minerais
Amianto (asbesto)
Crisotila
Crocidolita
Vegetais
De Caules
Cânhamo
Juta
Linho
Malva
Ramí
De Folhas
Caruá
Sisal
Tucum
De Frutos e Sementes
Algodão
Côco
Tabela 1: Caracterização das fibras naturais
         
O algodão ocupa na actualidade, uma posição privilegiada, comparativamente com as outras fibras têxteis, continuando a ter um consumo bastante elevado, tanto em vestuário, como em outro tipo de artigos, com ela fabricados.
Os maiores rivais do algodão são as fibras artificiais, cujo, consumo a nível mundial tem sofrido um aumento bastante acentuado, sendo natural que continue a aumentar, em consequência do reduzido preço e da multiplicidade das suas aplicações, que as fazem evidenciar.
A fibra de algodão continua a ser a fibra têxtil por excelência devido à sua grande versatilidade e variedade de aplicações. É por isso de grande importância, o conhecimento dos constituintes do algodão, quer do ponto de vista qualitativo quer do quantitativo, uma vez que determinados componentes influenciam, de uma forma directa, os resultados das operações de ultimação têxtil.
Sendo o algodão uma fibra natural é compreensível que algumas das suas características sejam largamente afectadas por factores naturais, como é o caso, por exemplo, do clima que é variável mesmo dentro do mesmo país, do solo, exposição solar, uso ( de uma forma mais ou menos generalizada) de pesticidas e fertilizantes, o que traz variações de propriedades e características dentro do mesmo lote, fardo, planta e até semente.

O algodão deve a situação privilegiada, em que se encontra , à circunstância de possuir, propriedades excepcionais de resistência, de duração e de  isolamento térmico, aliados a um preço que suporta a concorrência das restantes fibras artificiais e sintéticas.
A expansão e aperfeiçoamento do seu cultivo, que se tem notado um pouco por toda a parte (onde as condições de clima são favoráveis), permitem obter produções tão elevadas, que tornam possível colher o algodão, não só na quantidade necessária, mas por um preço relativamente baixo, sendo por isso viável a fabricação de artigos de uso corrente.

No fundo o que se pretende, é o aprofundamento do conhecimento da fibra de algodão, para que possamos desfrutar ao máximo da sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário.

Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.

"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt  + Frases

Anuncios