A bobina mais simples não passa de um fio eléctrico enrolado em bobina, como todas as bobinas. Como habitualmente em electricidade o fio tem que ser condutor eléctrico, mas deve possuir um isolamento eléctrico a revesti-lo (por exemplo, um verniz isolante ou um revestimento plástico). Se assim não for, não vai funcionar como se espera e pode mesmo queimar-se.
As aplicações das bobinas são variadas:
A mais evidente é produzir magnetismo, tornando-se a bobina num íman eléctrico ou electroíman. No entanto, para as pequenas correntes usadas nos casos habituais, o magnetismo produzido é muito fraco.
Há porém uma maneira de o reforçar enormemente. Basta introduzir um peça de ferro macio no interior da bobina.
A explicação do funcionamento da bobina não é tão simples como o da resistência. Da compreensão do seu funcionamento resultam as suas aplicações.
Uma das utilizações mais comuns é no interior das armaduras das lâmpadas fluorescentes, para possibilitarem o funcionamento destas. É o chamado balastro.
A grande maioria dos altifalantes tem como elemento central um electroíman.
Também nos automóveis a gasolina se usa uma bobina (de ignição) para produzir uma faísca que incendeia a gasolina e permite o funcionamento do motor.
Os transformadores são máquinas que servem para transformar uma tensão alternada noutra com outro valor (mais alto ou mais baixo). A sua parte principal é um conjunto de, pelo menos, duas bobinas.
Todos os aparelhos electrónicos domésticos (rádios, televisores, videogravadores, etc.) têm um transformador. É um factor importante para aumentar o peso dos aparelhos, pois os transformadores têm um núcleo de ferro.
Outra aplicação importante das bobinas é na constituição dos geradores e dos motores eléctricos.
Aplicações dos geradores são, por exemplo, a produção de energia eléctrica nas centrais eléctricas ou nos estaleiros de obras onde é necessária energia eléctrica e não há possibilidade de usar a rede pública de distribuição.
Aplicações dos motores são, por exemplo, o motor de arranque dos automóveis e todos os electrodomésticos rotativos, como a varinha mágica, os espremedores, as máquinas de lavar, etc.
As bobinas também se usam em electrónica. Para se compreenderem as suas utilizações aqui, é necessário avançar um pouco no estudo do seu funcionamento.