sábado, 27 de fevereiro de 2021

Gasagem

Gasagem
A Gasagem é a operação destinada a queimar as fibras soltas à superfície dos artigos, sem atingir os de base.    
Os artigos de algodão e suas misturas com sintéticas têm necessidade de apresentar uma superfície regular e de toque macio, umas das causas da irregularidade da superfície do artigo é o pélo que o fio possui.
Além do toque, o pêlo pode ter grande influência no brilho do artigo, por interferir na reflexão da luz, deve ser eliminado quando se pretendem artigos de brilho acentuado.
Esta operação é utilizada em tecidos, malha e fio, e consiste em fazer passar o fio ou tecido por uma chama suficiente para permitir queimar o pêlo não afectando o material de base. Consequente diminuição de formação de borboto (“pilling”) nas operações posteriores.
A aplicação de tratamentos enzimáticos, é uma outra operação que permite a eliminação de pêlo dos artigos de algodão.


Cuidados durante a Gasagem:
• Evitar a fusão dos produtos de encolagem sintéticos
• Evitar a fusão do poliéster, em misturas PES/CO, e o endurecimento dos óleos de ensimagem

Factores a ter em atenção:
- Se a encolagem foi efectuada com resinas sintéticas, há que evitar a sua fusão, pois seriam difíceis de eliminar e provocar manchas na tinturaria.
- Endurecimento dos óleos de ensimagem das fibras sintéticas dificulta a sua posterior eliminação.

Parâmetros de Controlo:
• Altura da chama
• Velocidade do tecido

Propriedades Necessária nos Substratos Têxteis a Estampar

Características dos artigos a Estampar:

Os substratos têxteis para que estejam em características óptimas para a estampagem, devem estar isentos de:

• Encolantes
• Electrólitos
• Óleos de ensimagem
• Resíduos de ácidos ou alcalis
• Ferro
• Água oxigenada
• Manchas de óleo
Artigos a Estampar

Defeitos causados por uma má preparação do substrato têxtil:

- Falta de uniformização da hidrofilidade;
- Manchas;
- Introdução de barrados e tracejados;
- Perdas de resistência;

Requisitos dos substratos têxteis para eliminar as causas dos defeitos:
- Uniformidade de efeitos
- Elevada capacidade de absorção
- Reprodutibilidade entre laboratório e a produção
- Controlo de qualidade dos produtos usados
- Baixo conteúdo de impurezas
- Grau de branco apropriado
- Estabilidade dimensional
- Relações de banho ou impregnação constantes
- Elevada resistência aos vincos e quebras

Exemplos de uma má preparação do substrato têxtil:
Os produtos de acabamento (resinas, ignífugos, amaciadores) tornam os artigos mais hidrófobos, influenciando a penetração da pasta e prejudicando a solidez do estampado. O estampado vai ligar-se ao filme produzido pelo acabamento, e consequentemente vai encontrar-se mais à superfície do substrato (tornando-se mais susceptível de sair), aumentando desta forma a possibilidade de sair durante as lavagens posteriores (com a saída do acabamento).
Artigos com propensão à libertação de fibras e formação de pilling, podem conduzir ao entupimento dos quadros originado zonas sem estampado (sem pasta).
 A libertação de fibras durante o uso das peças ou nas condições de limpeza das mesmas, fazem com que o estampado saia consigo, porque o estampado se encontrava fixado à superfície das fibras, consequentemente origina falta de solidez do estampado.

Tipo de Impurezas encontradas nos Substratos Têxteis:

As impurezas podem estar inerentes às fibras, ou podem ser introduzidas durante o processo têxtil (fiação, tecelagem e tricotagem).

Impurezas inerentes às Fibras:

• Substâncias solúveis em água (CO)
• Gorduras, ceras (CO)
• Pigmentos corados (CO)
• Lenhina (outras fibras vegetais)
• Sericina (SEDA)
• Suarda, gorduras, terra, areias (LA)
• Produtos de ensimagem (fibras não naturais)

Impurezas introduzidas durante o processo têxtil:

• Antes da fiação: - Produtos de ensimagem
• Antes da tricotagem: - Lubrificantes e parafinas
• Antes da tecelagem: - Encolantes


Produtos Auxiliares:

Agentes tensioactivos: - Molhante /detergente.
Moléculas constituídas por 2 partes:
- Hidrófila: Em solução a parte hidrófila dirigisse para o interior da água.
- Hidrófoba: A parte hidrófoba dirige-se para a separação ar/água ou têxtil/água.
Conforme a parte hidrófila seja carregada assim aparecem os agentes têxteis auxiliares, aniónico, catiónico ou não iónico.
 As moléculas de carácter aniónico são eficazes em meio fortemente alcalino.
Os produtos não-iónicos não possuem suficiente estabilidade na presença de álcalis.
           

Artigo hidrófilo: É um artigo que molha facilmente, e que absorve facilmente uma solução aquosa.

Nota: É uma característica fundamental dos artigos a estampar.

Hidrofilidade dos artigos:      
O material a estampar não deve ser muito hidrófilo: Porque aumenta exageradamente a penetração e migração da pasta, o que toma difícil estampar. Este não deve ser pouco hidrófilo (ou hidrófobo): Impede a penetração da pasta no substrato, ficando o estampado muito à superfície. O material a estampar deve encontra-se adequadamente hidrófilo.
É mais difícil diminuir a penetração de uma pasta num material muito hidrófilo, do que aumentar a penetração num material pouco hidrófobo.

Substratos Têxteis Tingidos:

A tinturaria tem de ser informada que o artigo é para estampar para que se tenha os seguintes cuidados:
- Selecção dos Corantes
- Selecção do Branco Óptico
- Acabamentos
- Estabilidade dimensional
- Processo de Tingimento
- pH do material acabado

A selecção de corantes de tingimemio deve ser efectuada tendo em conta os seguintes factores:
- Boa solidez às temperaturas de fixação com o estampado
- Estabilidade às pastas usadas
- Boa solidez à sublimação
- Devem estar bem fixados às fibras
- Quando necessário serem totalmente roíveis
- Apresentar bons índices de solidez às condições de conservação, limpeza e utilização.

Os artigos não devem ser desmontados e retingidos quando são para estampar por corrosão.
O substrato não deve conter resíduos de corante hidrolisado.


Substrato Têxtil Branco:

Camisola Branca MYBlog.PT

Branco óptico:
Alguns brancos ópticos amarelecem com a temperatura de fixação.
No caso dos brancos ópicos não apresentarem boa solidez à temperatura de fixação, a adição de um catalizador permite o abaixamento da temperatura, evitando assim o amarelecimento do branco óptico.

Substrato Têxtil Acabado:

Amaciamento:

Os amaciadores usados no acabamento dos substratos têxteis podem constituir um grande problema para a estamparia peça a peça.
Alguns amaciadores (catiónicos) podem amarelecer, mesmo a temperaturas de fixação principalmente os brancos e cores claras.
Para se poder aumentar a penetração da pasta nestes substratos deve-se:
- Ajustar a viscosidade das pastas,
- Agentes molhantes;
- Telas dos quadros mais abertas;

Resinas:
Este tipo de acabamento dificulta a penetração e a fixação do estampado.
O estampado em vez de se ligar a fibra liga-se ao filme formado pelo acabamento.
O acabamento pode sair durante as operações de lavagem saindo consigo o estampado.
Exemplo:
Easy-care
Ignífugo
Impermeáveis
Etc…

Estabilidade Dimensional

Os substratos têxteis devem apresentar boa estabilidade dimensional.
A sua fixação deve ser efectuada a temperaturas superiores às normalmente praticadas na fixação do estampado.
Os artigos de Poliéster são bastante problemáticos.
A temperatura dentro do túnel da estufa pode oscilar ± 10ºC o que pode acusar problemas no caso de uma termofixação mal efectuada.
Se a cor de fundo for esrnmpada (a metro) esta tem que ter boa solidez às pastas aplicadas (ex PVC), boa solidez às condições de estampagem.

Tratamentos Prévios:
O Objectivo dos tratamentos prévios é a eliminação de impurezas que as fibras contêm e a melhoria da estrutura do material de forma a estar apto às operações posteriores de tingimento, estamparia e acabamento propriamente dito.
As Fases em que podem ser feitas são:
• Rama
• Fio
• Tecido
• Malha Artigos confecionados
Sequencia das operações de preparação:
  

Tratamentos Prévios:


Operação
Objectivo
Processo
Eliminar as fibras soltas no tecido.
Eliminar a humidade residual das fibras.
Queima
Degradação e remoção dos agentes de encolagem.
Pré-lavagem com inchamento inicial da celulose.
Extração e Inchamento Inicial
Remoção de impurezas das fibras.
Inchamento da celulose.
Desintegração das cascas e sementes.
Extracção
Inchamento
Destruição das impurezas coloridas.
Remoção de cascas e sementes.
Oxidação
Redução
Inchamento uniforme da celulose.
Inchamento
Conferir estabilidade dimensional às fibras principalmente sintéticas.
Tratamento Térmico



Gravura dos Quadros

Os quadros planos são constituídos por um caixilho de metal sobre o qual se coloca uma tela de Poliéster bem esticada a qual permite a passagem através dos orifícios abertos por meio de Raclagem.
No quadro é aplicada uma emulsão/laca foto-sensível, que se insolubiliza por exposição à luz.

Especificações a ter em conta na gravação:

- Desenho:
• Amostras estampadas em tecido/papel;
• Fotografias;
• Ficheiro de imagem ou desenho originais estampados;
- Número de cores;
- Dimensões do desenho;
- Técnica de estamparia;
- Tecnologia;

Quadros de Estampar

A Gravação propriamente dita divide-se em duas fases:

1ª Fase:

• Colagem da tela
• Controlo da tensão da tela
• Desengorduramento do quadro
• Sensibilização do quadro
• Revelação do quadro
• Controlo da qualidade

2ª Fase:

• Retoque do quadro
• Inspecção do quadro
• Acabamento
• Retoque final
• Inspecção final
• Expedição

A gravação dos quadros pode ser efetuada segundo dois diferentes processos, pela gravura convencional (Lacagem), ou pela gravura digital (Jacto de cera):

Gravura Convencional:

O conjunto, quadro e “missionete” é colocado na máquina de gravar onde é exposto à luz fotossensível, esta vai insolubilizar a laca nas zonas da missionete sem cor e nas zonas com cor (desenho) a laca fica solúvel sendo posteriormente removida na lavagem, a zona do quadro onde a laca é removida corresponde ao desenho a estampar.

Gravura digital:

Todo o desenho é tratado no computador e é enviado via informática para a máquina de gravar, e a gravura é efetuada diretamente sobre o quadro, não sendo necessário o uso de misionettes.

Fases do processo de controlo da qualidade da gravura:

• Verificar a tensão da tela no caixilho.
• Estampagem de amostra para controlo da qualidade.
• Retoque e inspeção visual
• Inspeção final


Telas:

Seleção da tela depende dos seguintes factores:

- Tipo de desenho
- Contextura do material a estampar
- Sistema de Raclagem
- Processo de estampagem
- Classe de corantes

Propriedades importantes das telas:

- Resistência elevada à abrasão e aos agentes químicos.
- Pouca elasticidade.
- Excelente estabilidade dimensional
- Normalmente são em PES monofilamento, branco, amarelo ou laranja desde os 10 até 180 fios/cm.
- Normalmente tem a seguinte Estrutura: Tafetá ou Sarja (2/1) (2/2).

Gravação de Quadros

Gravar Quadros de Estampar

O desenho e separação de cores consiste em:

Separar o desenho nas cores a estampar. O desenhador a partir do desenho original vai extrair separadamente as cores.
Efetua o decalque individual das mesmas num filme de acetato transparente utilizando uma tinta foto-opaca.

Separação de Cores:

A separação de Cores pode ser feita por um processo manual ou por um processo digital.

Processo manual:

O desenhador adapta o desenho à estamparia e cria as ”misionettes” (desenho com tinta foto-opaca sobre um filme de acetato com as dimensões do motivo que se repete).

Processo digital:
A separação de cores é feita automaticamente via informática, e de seguida processa-se a impressão das “misionettes”, esta é efectuada através de ploters em filmes transparentes de acetato. Estes filmes são impressos com tinta foto­-opaca e destinam-se à gravura dos quadros/rolos.
Cada “misionettes” representa uma cor, sendo por isso necessárias tantas quanto as cores do desenho, excepto no caso das quadricromias em que os desenhos são separados somente em quatro cores, uma cor corresponde a um quadro/rolo.

Próximo Tema:Gravura dos Quadros

Definição de Estamparia

Estamparia
Forma localizada de tingir um determinado artigo com uma ou várias cores.
A estampagem é a mais exigente das técnicas têxteis, e também a que mais se aproxima da arte.
A obtenção de desenhos coloridos nos tecidos era realizada já antes de Cristo.

Próximo Tema: Gravação de Quadros

Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.

"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt  + Frases

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