A designação de fibra uniforme é uma expressão comercial e industrial, que define as fibras com características médias uniformes, ou antes, que variam dentro de extremos muito próximos. Cientificamente não se pode empregar esta expressão, porque não há nenhuma planta ou variedade com fibras completamente uniformes. Mas a industria e o comércio consideram como fibras ou ramas uniformes, aquelas cujo comprimento, grau e carácter variam relativamente pouco, mantendo-se quase iguais no algodão de um dado fardo.
Relação entre a resistência e o diâmetro |
Para se conseguir algodões com as características quase fixas ou uniformes, não bastará obter geneticamente variedades, com esses caracteres e depois propaga-las, sem qualquer cuidado. Quando se pretende criar um tipo de algodão com qualidades que se mantenham de forma a poder-se atribuir-lhe um prémio apreciável, torna-se indispensável isolar a variedade, para evitar possíveis cruzamentos de pólens ou misturas de sementes e cultivá-la com esmero, para as suas características se não desvirtuarem e antes se irem aperfeiçoando cada vez mais.
Só assim se pode conseguir a uniformidade relativa da fibra, que tanta importância tem para a fiação, por influenciar na espessura e resistência do fio e, portanto, na qualidade dos tecidos. Aparecendo fibras mais curtas e menos resistentes, em percentagem apreciável, dão lugar a que o fio fique irregular e parta mais vezes ao fiar e ao tecer, aumentando o custo do fabrico e piorando a qualidade e o aspecto dos tecidos.
A importância da uniformidade é tal, que algumas fiações dão preferencia às fibras mais curtas, desde que tenham comprimento, resistência e cor uniformes, deixando de comprar muitas vezes fibras mais compridas e sedosas porque são irregulares. A falta de uniformidade da fibra dá lugar a que o fio apareça num ponto mais grosso que em outro e que seja muito elevada a percentagem do desperdício, o que tanto prejuízo causa às fiações, quando se faz a penetração.
A uniformidade no comprimento é das características tecnológicas mais importantes das fibras, porque dela depende, em grande parte, a qualidade do fio e a possibilidade da sua utilização. Contribui para a regularidade do diâmetro e para a resistência do fio; e facilita o trabalho da fiação, contribuindo, portanto, para o embaratecimento do fio.
Resumindo, pode dizer-se que a qualidade de um algodão é o “ conjunto de propriedades físicas e de características ou atributos que determinam a sua utilidade.”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado Pelo seu Comentário.