terça-feira, 30 de março de 2021

O Que é a Cor? Como se vê?

O Que é a Cor? Como se vê?

É possível encontrar muitas definições de cor correspondendo ao perfil de quem as dá. Se for um poeta, um físico, um biólogo, um oftalmologista cada um deles entende a cor numa perspectiva diferente.
Dado que a visão cromática engloba três aspectos distintos, o físico, o sensorial e o psicológico pode definir-se cor como o efeito que uma certa espécie de luz tem no olho humano e no cérebro. A "Illuminating Engineering Society" define cor como energia radiante visualmente avaliada.
No entanto, as questões envolvidas na compreensão da cor e na sua visualização não têm uma resposta fácil, dado que os fenômenos não se encontram completamente esclarecidos. O processo começa quando a luz é absorvida por células sensíveis da retina do olho o que resulta na interpretação dos sinais conduzidos pelos nervos até ao córtex visual do cérebro. A cor não é uma propriedade intrínseca de um objecto e a sua percepção envolve três importantes factores: a fonte de luz, o objecto que ela ilumina e o sistema olho/cérebro apto a perceber a cor.
Quando se trata de materiais estampados ou tingidos a luz incidente é modificada pelo objecto e pelo corante num processo que engloba a absorção seletiva de luz com comprimentos de onda da zona visível. O objecto seguidamente reflete ou transmite luz que não foi absorvida, a qual entra no olho e estimula a sensação do que chamamos cor.
Para descrever numericamente uma cor é necessário descrever numericamente cada um dos três factores envolvidos.


O objectivo fundamental da Colorimetria é a descrição de cores recorrendo a medições físicas de tal modo que duas cores com a mesma especificação numérica, em condições determinadas, são sempre percebidas como iguais nessas condições. Qualquer diferença na descrição numérica de duas cores não exactamente iguais pode correlacionar-se com a diferença que é percebida pelo observador. Desta forma é possível comunicar rápida e objectivamente informações sobre uma cor, especificar diferenças de cor aceitáveis e resolver desacordos entre observadores. Felizmente a evolução dos conhecimentos técnicos e científicos sobre cor e computação permitiu enormes avanços na medição objectiva da cor.

 É possível encontrar muitas definições de cor correspondendo ao perfil de quem as dá. Se for um poeta, um físico, um biólogo, um oftalmologista cada um deles entende a cor numa perspectiva diferente.

Dado que a visão cromática engloba três aspectos distintos, o físico, o sensorial e o psicológico pode definir-se cor como o efeito que uma certa espécie de luz tem no olho humano e no cérebro. A "Illuminating Engineering Society" define cor como energia radiante visualmente avaliada.
No entanto, as questões envolvidas na compreensão da cor e na sua visualização não têm uma resposta fácil, dado que os fenômenos não se encontram completamente esclarecidos. O processo começa quando a luz é absorvida por células sensíveis da retina do olho o que resulta na interpretação dos sinais conduzidos pelos nervos até ao córtex visual do cérebro. A cor não é uma propriedade intrínseca de um objecto e a sua percepção envolve três importantes factores: a fonte de luz, o objecto que ela ilumina e o sistema olho/cérebro apto a perceber a cor.
Quando se trata de materiais estampados ou tingidos a luz incidente é modificada pelo objecto e pelo corante num processo que engloba a absorção seletiva de luz com comprimentos de onda da zona visível. O objecto seguidamente reflete ou transmite luz que não foi absorvida, a qual entra no olho e estimula a sensação do que chamamos cor.
Para descrever numericamente uma cor é necessário descrever numericamente cada um dos três factores envolvidos.

O objectivo fundamental da Colorimetria é a descrição de cores recorrendo a medições físicas de tal modo que duas cores com a mesma especificação numérica, em condições determinadas, são sempre percebidas como iguais nessas condições. Qualquer diferença na descrição numérica de duas cores não exactamente iguais pode correlacionar-se com a diferença que é percebida pelo observador. Desta forma é possível comunicar rápida e objectivamente informações sobre uma cor, especificar diferenças de cor aceitáveis e resolver desacordos entre observadores. Felizmente a evolução dos conhecimentos técnicos e científicos sobre cor e computação permitiu enormes avanços na medição objectiva da cor.

Links de Técnicas de Procura de Emprego

Links de Técnicas de Procura de Emprego
        Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro que não deve ser feito ao acaso. Deve ser feito de uma forma organizada, persistente e realista.

Links sobre procurar emprego:

A Entrevista

A Entrevista

 A entrevista faz parte, normalmente, da última fase do processo de seleção.

É o momento decisivo de todo o processo de procura de emprego. É no decorrer da mesma que o candidato e a entidade empregadora trocam informações. É a altura ideal de demonstrar que é o candidato certo para o posto de trabalho.
  • Antes de ir à entrevista prepare-se cuidadosamente.
  • Tenha um comportamento adequado durante a entrevista.
  • Faça uma avaliação da entrevista.

 Prepare-se cuidadosamente:
Antes de ir para a entrevista é importante que:
  • Obtenha o máximo de informação sobre a empresa e a função a que se candidata (ramo de atividade, dimensão, tipo de produtos ou serviços que presta, sua organização e funcionamento, tipo de qualificações existentes, contratação colectiva pela qual é abrangida, etc.);
  • Prepare a resposta para as questões mais frequentes;
  • Releia o anúncio, a carta de candidatura e o currículo. Reflita sobre o conteúdo do seu currículo, nomeadamente, formação, experiência profissional e experiência complementar;
  • Reúna, caso lhe peçam, os documentos que deve apresentar;
  • Apresente-se de uma forma cuidada;
  • Verifique a data e hora da entrevista e apresente-se com uma antecedência de cerca de 10 minutos. 

Comportamento adequado durante a entrevista:

Esteja atento aos seus comportamentos durante a entrevista, estes poderão ser determinantes em termos de seleção.
Comportamentos recomendáveis:
  • Apresente-se saudando quem o recebe, através de um aperto de mão firme e sorria;
  • Aguarde que o convidem a sentar-se;
  • Enquanto sentado, mantenha uma postura correta;
  • Mostre-se atento e interessado;
  • Olhe o entrevistador nos olhos;
  • Responda com determinação às perguntas;
  • Peça esclarecimentos, delicadamente sempre que uma questão não lhe pareça clara;
  • Aguarde que seja o entrevistador a dar por terminada a entrevista.
Comportamentos a evitar:
  • Chegar atrasado;
  • Cortar a palavra ao entrevistador;
  • Mexer-se continuamente na cadeira;
  • Mostrar-se arrogante ou agressivo;
  • Mastigar pastilha elástica;
  • Ter o seu telemóvel ligado;
  • Mostrar falta de confiança;
  • Auto elogiar-se;
  • Mendigar trabalho;
  • Demonstrar ausência de planos de carreira, projetos e objetivos;
  • Insistir muito na remuneração;
  • Falar mal dos locais de trabalho anteriores. 
A Entrevista

Avaliação da Entrevista

A avaliação da entrevista é um momento importante no sentido de evitar erros futuros. Reflicta sobre as seguintes questões:
  • Como decorreu a entrevista?
  • Que aspectos despertaram maior interesse no entrevistador?
  • Será que realcei suficientemente as minhas competências?
  • Falei muito ou pouco?
  • Cortei a palavra ao entrevistador?
  • Será que fui agressivo?
  • Será que dei uma imagem positiva de mim?
  • Que aspectos poderei melhorar numa futura entrevista?
  • Se passado algum tempo após a realização da entrevista, caso não tenha sido contactado, poderá telefonar à empresa solicitando informações sobre o estado do seu processo, se continua em avaliação, se passou a uma fase seguinte ou se foi eliminado. 

Conhecer as fases do processo de seleção

Conhecer as fases do processo de seleção
 De uma forma geral um processo de seleção subdivide-se por várias fases:

1)    Análise Curricular
2)    Resolução de diferentes provas:
°       Provas Psicológicas
As Provas Psicológicas aplicadas variam consoante a função a que se candidata, mas normalmente incluem um teste de personalidade, um de raciocínio verbalraciocínio numérico raciocínio abstrato.

Exemplo de uma pergunta num teste de personalidade

Diga se a afirmação é Verdadeira ou Falsa:

      Trabalho unicamente e apenas por obrigação.


Exemplo de uma pergunta num teste de raciocínio verbal

Complete a frase com um dos pares de palavras abaixo indicados:

..... está para água como comer está para .....

      A – Continuar –––– guiar
      B – Pé –––– inimigo
      C – Beber –––– comida
      D – Rapariga –––– indústria
      E – Beber –––– inimigo



Exemplo de uma pergunta num teste de raciocínio numérico

Qual das seguintes opções é o resultado da seguinte operação numérica:
Diminuir:
 30
 20
a)    15
b)    26
c)    16
d)    8
e) Nenhum destes


Exemplo de uma pergunta num teste de raciocínio abstrato

Indique qual das figuras pertence à sequência:




°       Prova de Conhecimentos

°       Resolução de Casos Práticos

°       Provas de dinâmica de Grupo

           Exemplo Provas de Dinâmica de Grupo:

 Exemplo 1 – Perdidos no Mar
1ª Parte
Considerem-se participantes numa viagem num navio, no Pacífico. Um incêndio de origem desconhecida destruiu grande parte do navio, ficando este ao sabor das ondas, havendo risco de se afundar. A localização é incerta, porque o equipamento de navegação foi destruído.

Pelo cálculo mais optimista encontram-se aproximadamente a cinco mil kilómetros de terra.

Durante o incêndio conseguiu-se enviar um S.O.S. que foi recebido.

Abaixo encontra-se uma lista de quinze objectos que permaneceram intactos. Além disso, há um bote com remos suficientemente grande para levar os sobreviventes e os 15 objectos. Os sobreviventes têm, como objectos pessoais alguns cigarros, alguns fósforos e algum dinheiro em notas.

A tarefa consiste em enumerar estes quinze objectos em termos de importância para a sobrevivência. Coloque o número 1 para o objecto que no seu entender é o mais importante, o número 2 para o segundo mais importante, até ao número 15, para o menos importante.
Objectos    
           A  
        B
Sextante


Um espelho, tipo médio


Cinco galões de água


Um mosquiteiro


Alimentos concentrados


Mapa do Oceano Pacífico


Um colchão flutuante


2 galões de óleo misturado com gás inflamável


Um rádio Receptor- Transistor


Replente de Tubarões


Um oleado de plástico com 6 m2


Três litros de rum


Trinta metros de corda de nylon


Três caixas de chocolate


Um equipamento de pesca




2ª Parte
Pretende-se agora que o grupo chegue a um consenso. Isto quer dizer que para a escolha de cada um dos quinze objectos, em função da sua importância para a sobrevivência, deve-se procurar o consenso de cada membro antes de se tomar a decisão.

Tente seguir as seguintes orientações:
  • Evite discussões acerca das ideias individuais, tentando encontrar a solução através de um racíocinio lógico.
  • Evite mudar de ideias só para evitar conflitos.
  • Evite usar meios como o voto ou a negociação como forma de tomada de decisão.
  • Considere as diferenças de opinião mais como um ajuda do que um obstáculo para a decisão.

Exemplo 2 – ASSALTO A UMA FARMÁCIA
Na Europa, uma mulher está a morrer com um tipo de cancro especial.
Existia um medicamento que o médico pensava que a podia salvar. Tratava-se de um medicamento que o farmacêutico da mesma cidade tinha recentemente descoberto. O processo de fabricação do novo medicamento era bastante dispendioso, mas o farmacêutico já tinha ganho dez vezes mais do que era necessário para cobrir os custos de produção. Gastou 200.000$00 na criação e fabricação do medicamento e pediu 2.000.000$ por uma pequena dose do mesmo. O António, marido da doente, tentou arranjar dinheiro junto de todas as pessoas que conhecia, mas só conseguiu reunir cerca de 1.000.000$00, o correspondente a metade do custo do medicamento. Disse ao farmacêutico que a mulher estava a morrer e pediu-lhe que o vendesse mais barato ou o deixasse pagar mais tarde. Mas o farmacêutico disse:
-Não! Descobri o medicamento e quero ganhar bastante dinheiro com ele.

Então, desesperado, António decidiu assaltar a farmácia e roubar o medicamento para a sua mulher.

Diga o que faria se fosse confrontado com uma situação destas.



3)   Entrevista(s)
Conhecer as fases do processo de seleção

A ordem destas fases pode variar e nalguns casos algumas delas podem até não se realizar.
O objectivo das provas de grupo é avaliar a atitude do sujeito no seu relacionamento e interação com os diferentes elementos do mesmo.
É-lhe dado um determinado exercício e é-lhe pedido que o resolva individualmente dentro do intervalo de tempo concedido para tal. Em seguida constituem-se os grupos pedindo que cheguem a acordo no grupo relativamente à solução final, dentro do tempo determinado para esta etapa da prova.

Esteja atento à sua atitude no grupo.
Pretendem-se selecionar através deste exercício indivíduos com um estilo de comunicação assertivo, e consequentemente um comportamento assertivo.

O que é um comportamento assertivo?
É aquele em que o sujeito defende os seus direitos sem passar por cima dos direitos dos outros, e que respeita as técnicas de escuta ativa, nomeadamente:
°          Argumenta os seus pontos de vista de uma forma clara;
°          Olha os outros nos olhos;
°          Não interrompe o outro enquanto este fala;
°          Dá espaço ao outro para argumentar os seus pontos de vista;
°          Não manifesta acordo ou desacordo logo que o outro inicia a defesa dos seus argumentos;
°          Tenta perceber as emoções que estão por trás do ponto de vista do outro;
°          Não abdica dos seus pontos de vista enquanto não estiver seguro de que está errado.

No 1.º exemplo que lhe é apresentado sobre provas de grupo, o importante não é saber qual a ordenação que cada um faz dos objetos, mas sim saber como argumenta a sua posição e como lida com as opiniões dos outros elementos do grupo, no fundo qual a sua atitude no grupo.

Não se esqueça: “o estilo assertivo é o mais eficaz em termos de comunicação“ e por conseguinte o mais importante em termos de relacionamento interpessoal. Hoje já ninguém trabalha sozinho. Cada vez mais é necessário recorrer ao trabalho em equipa.

Apresentar uma Candidatura Espontânea

Apresentar uma Candidatura Espontânea

A candidatura espontânea é uma forma de apresentar-se e de oferecer os seus serviços, podendo fazê-lo através da criação do seu próprio anúncio de emprego ou enviando uma carta de candidatura espontânea ou colocando o seu currículo num dos diversos sites de emprego. Estas duas técnicas não devem ser esquecidas no seu planeamento de procura de emprego, dado que muitos dos postos de trabalho não são publicitados, ou seja, não são do conhecimento público.

Criação do seu próprio anúncio de emprego
Antes de criar o seu anúncio, recolha e analise outros anúncios de oferta de emprego. Quando redigir o seu anúncio de emprego deve estar atento aos seguintes aspectos:
  • O anúncio deve ser de leitura fácil
  • A informação deve ser concisa
  • Deve ser objectivo, isto é, devem ser ressaltados os aspectos mais importantes para o posto de trabalho que pretende
  •  Ser apelativo
  • Destacar a sua qualificação profissional ou o tipo de trabalho que procura
  • Publicá-lo tanto quanto possível na horizontal, pois chama mais a atenção
  •  Publique-o ao fim-de-semana, em dias alternados ou seguidos

A Carta de Candidatura Espontânea
A carta de candidatura espontânea tem como objetivos:
- Suscitar o interesse da entidade empregadora;
- Chamar a atenção para o currículo;
- Expressar o seu interesse e motivação face ao posto de trabalho e à empresa;
- Conseguir obter uma entrevista.
- Antes de escrever a sua carta de candidatura espontânea deverá:
Selecionar e anotar as empresas que vão de encontro aos seus interesses. Para o efeito consulte as páginas amarelas, jornais, revistas da especialidade, cartazes publicitários, associações empresariais e sindicatos;
Informar-se sobre a empresa a que se candidata;
Definir com clareza aquilo que pode, quer e sabe fazer.

Cuidados a ter com a apresentação da carta:
- Escreva-a numa folha branca e lisa, de formato A4;utilize frases curtas e claras;
- Certifique-se que não tem erros nem rasuras;
- Escreva-a preferencialmente à mão. Esta norma tem vindo a cair em desuso, mas se tiver uma caligrafia bonita não perde em enviá-la manuscrita (utilize uma folha pautada por baixo para se orientar).

Conteúdos da carta de candidatura:
- Coloque os seus elementos de identificação no canto superior esquerdo da folha;
- Dirija-a ao Director dos Recursos Humanos nas grandes empresas; ao Director da empresa, nas pequenas/médias empresas e nas empresas de recrutamento e selecção.
- Exponha o motivo que o/a leva a candidatar-se a um posto de trabalho naquela empresa;
- Realce em que medida a sua formação e experiência podem constituir uma mais valia para a empresa;
- Despeça-se atenciosamente procurando convencer o empregador a conceder-lhe uma entrevista;
- Termine de uma forma atenciosa e assine;
- Indique no canto inferior esquerdo: Anexo – Currículo. 

Organizar um Curriculum Vitae

Organizar um Curriculum Vitae
 A redação do curriculum vitae é uma etapa importante na procura de um emprego.

O curriculum vitae é, muitas vezes, o primeiro contacto com um futuro empregador e, por essa razão, deve ser feito de molde a captar a atenção do entrevistador desde o primeiro instante e a permitir obter uma entrevista.

Recomendações gerais:
Antes de começar a redigir o seu curriculum vitae, passe em revista alguns princípios importantes:
  • Redija o seu CV num estilo cuidado. Apresente as suas habilitações e aptidões de forma clara e lógica para valorizar os seus pontos fortes. Nenhum aspecto de forma nem de fundo deve ser negligenciado (como é evidente, são de evitar erros ortográficos!).
  • Concentre-se no essencial. Um CV deve ser breve: na maioria das vezes, duas páginas são suficientes para valorizar o seu perfil. Caso a sua experiência profissional ainda não seja extensa, dê evidência a estágios que tenha efetuado.
  • Adapte o seu CV em função do posto a que se candidata Realce os elementos susceptíveis de valorizar a sua candidatura aos olhos do entrevistador. Atenção: não empole o seu CV para não correr o risco de ser desacreditado aquando de uma eventual entrevista.
  •  Respeite a estrutura do modelo. O modelo europeu de curriculum vitae permite-lhe apresentar as suas habilitações e aptidões de maneira lógica:
    • informações pessoais;
    • descrição da experiência profissional;
    • descrição da formação acadêmica e profissional;
    • descrição pormenorizada das suas aptidões e competências pessoais adquiridas ao longo do percurso de formação, da carreira profissional ou ao longo da vida.
    • Nota : Imprima o seu curriculum vitae em papel branco. Mantenha o tipo de letra e a paginação propostos. Evite que uma mesma rubrica (por exemplo, uma sequência de formação) continue noutra página (para o efeito, utilize a função ‘salto de página’ do tratamento de texto). As caixas previstas para o preenchimento das diferentes rubricas não são visíveis no documento impresso.
  •  Seja claro e conciso. A leitura do CV deve permitir ao entrevistador tomar conhecimento do seu perfil em alguns segundos. Por conseguinte:
    •  utilize frases curtas;
    • concentre-se nos elementos pertinentes da sua formação e experiência profissional;
    • justifique as interrupções de estudos ou de carreira.
  •  Dê a ler o seu CV. Dê a ler o seu CV a uma terceira pessoa para se certificar de que o seu conteúdo é claro e de fácil compreensão.

Instruções detalhadas para o preenchimento das diferentes rubricas:
  • INFORMAÇÃO PESSOAL
    • Nome
Inscreva o seu APELIDO e nome(s), por ex.:
FELISBERTO, Pedro António 
Nota: Se tiver vários nomes próprios, comece pelo que utiliza normalmente.

  • Morada
Inscreva a sua morada completa, par ex.:
Rua de Penedo de Cima, nº 69 - P-4800 Guimarães
Nota :
- Indique claramente a morada através da qual pode ser contactado rapidamente. Caso a sua morada do momento seja diferente da sua morada permanente, pode inscrever várias moradas precisando os
períodos em que pode ser contactado através de cada uma.
- A ordem dos elementos da morada pode variar conforme os países; respeite as regras em vigor no seu país de residência para facilitar o encaminhamento rápido da correspondência postal; não se esqueça do
código do país em caso de candidatura no estrangeiro, por ex.: P-4800 Guimarães
• No caso da Irlanda, do Reino Unido e dos Países Baixos, o nome do país é referido por extenso:
Dublin 2
Ireland
London SW1P 3AT
United Kingdom
2500 EA Den Haag
Nederland

  • Telefone
Inscreva o(s) número(s) de telefone para o qual deseja ser contactado; caso necessário, indique as horas em que é possível contactá-lo (para permitir um contacto rápido)
Nota:
 - Se desejar enviar o seu CV para diferentes países, indique o prefixo do país e, eventualmente, o prefixo regional, entre parênteses e ligados por um hífen; exemplo: (351) 223 75 40 31 para um número de telefone da região do Porto.
. Separe o número principal em grupos de dois a partir da direita, devendo o último grupo conter três algarismos caso o número seja ímpar (os grupos devem ser separados por um espaço e não por um ponto; exemplo de um número de telefone da região de Bruxelas: (32-2) 220 20 20.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Fax
Inscreva o seu número de fax aplicando as mesmas regras indicadas para o número de telefone.


  • Correio eletrônico;
Inscreva o seu endereço eletrônico.

  • Nacionalidade:
Inscreva a sua nacionalidade, por ex.: Portuguesa

  • Data de nascimento
Inscreva a sua data de nascimento, por ex.: 09.12.1663

  • EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Nesta rubrica, descreva separadamente os cargos pertinentes ocupados até à data, começando pelo mais recente.
Nota:
- Para efeitos de concisão, dê preferência a experiências profissionais susceptíveis de conferir um valor acrescentado à sua candidatura. Não negligencie as experiências que, embora não diretamente relacionadas com o perfil do posto a que se candidata, são susceptíveis de constituir um fator preferencial (estadia no estrangeiro, trabalho em contacto com o público, etc.).
- Caso esteja à procura do primeiro emprego, não se esqueça de mencionar os estágios que comprovem um primeiro contacto com o mundo laboral.
- Reproduza o quadro abaixo (com a ajuda da função «copiar/colar» do tratamento de texto) tantas vezes quantas necessárias. Para suprimir uma rubrica, utiliza as funções do menu «Tabela» do tratamento de texto.


  • Datas (de – a)
Inscreva a data correspondente à duração da experiência pertinente, par ex.: 
De Janeiro de 1991 a Novembro de 1997


  • Nome e endereço do empregador

Inscreva o nome e o endereço da entidade empregadora (telefone, fax, endereço eletrônico e site Internet), por ex.:
Aparavelva, rua da Industria, nº 5, P-4080 Guimarães
Tel.: 253 69 96 69, fax: 253 96 69 96, correio eletrônico: Aparavelva@live.com.pt


  • Tipo de empresa ou sector

Indique o tipo ou sector de atividades da entidade empregadora, por exemplo:
Transporte e armazenagem, Comunicações, Seguros


  • Função ou cargo ocupado
Indique a função e ou cargo ocupado, por ex.:
Mecânico de automóveis, Técnico de manutenção, Recepcionista

  • Principais atividades e responsabilidades
Indique as suas funções desempenhadas e grau de responsabilidade, por ex.:
Reparação e conservação de veículos, Relações com os fornecedores, Acolhimento de público.
Caso necessário, quantifique as suas responsabilidades (percentagem de tempo de trabalho, duração das funções, etc.).

  • FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL
Nesta rubrica, descreva separadamente os cursos e formação concluídos, isto é, sancionados por um certificado ou um diploma, começando pelo mais recente.
Nota: 
-Não é de forma alguma indispensável mencionar todos os certificados e diplomas obtidos; caso seja titular de um diploma universitário, não é necessário apresentar o certificado do ensino básico; privilegie as habilitações susceptíveis de representar um fattor preferencial para a sua candidatura.
- Reproduza o quadro (através da função «copiar/colar» do tratamento de texto) tantas vezes quantas as necessárias. Para suprimir uma rubrica não utilizada, utilize as funções do menu «Tabela» do tratamento de texto.

  • Datas (de –a)

Inscreva a data correspondente à duração do ensino ou da formação, por ex.:
De Outubro de 2003 a Julho de 2004

  • Nome e tipo da organização de ensino ou formação
Indique a designação (e o endereço, caso necessário) e o tipo de estabelecimento frequentado, por ex.:
Faculdade de Engenharia da Universidade de Braga
Largo da Porta Aberta
P-4000-444 Braga

  • Principais disciplinas/competências profissionais
Apresente um resumo das disciplinas ou competências profissionais principais leccionadas no ensino ou formação correspondente reagrupando-as, caso necessário, para efeitos de concisão, por ex.:
Domínio geral
• Português, área de integração, língua estrangeira (inglês)
• Educação física e desportiva
Domínio profissional
• Formação em contexto de trabalho (fabrico de pão de todos os tipos)
• Ciências aplicadas à alimentação e aos equipamentos (microbiologia, bioquímica, higiene)
• Tecnologia profissional (matérias-primas, higiene e segurança)
• Conhecimento da empresa e do seu ambiente econômico, jurídico e social
Nota:
Seja conciso e privilegie as competências profissionais valorizadoras para o seu recrutamento.
  • Designação da qualificação atribuída
Inscreva a designação exata do certificado ou diploma obtido, por ex.:
Licenciatura em LLM (Línguas e Literaturas Modernas), nas variantes Português e Francês
Nota:
Evite o emprego de abreviaturas isoladamente (ex. LLM).

  • Classificação obtida (se aplicável)
Caso o certificado/diploma corresponda a uma classificação nacional ou internacional existente, indique exatamente a classificação nacional (classificação nacional, ISCED, etc.).
Caso necessário, informe-se junto da entidade que emitiu o certificado/diploma.

  • APTIDÕES E COMPETÊNCIAS PESSOAIS
(Adquiridas ao longo da vida ou da carreira, mas não necessariamente abrangidas por certificados e diplomas formais)

As rubrica infra permitem-lhe apresentar, para além da experiência profissional, as competências adquiridas quer no âmbito do seu percurso de formação acadêmica ou profissional (durante os estudos), quer de forma não formal (no decurso da sua atividade profissional ou no âmbito das suas atividades de lazer).
Nota geral: Suprima as rubricas relativamente às quais não tenha elementos pertinentes a mencionar.

  • PRIMEIRA LÍNGUA
Inscreva a sua língua materna, por ex.: Português

  • OUTRAS LÍNGUAS
Inscreva a língua estrangeira, por ex.: Inglês
Compreensão escrita Indique o nível, por ex.: Bom
Expressão escrita Indique o nível, por ex.: Elementar
Expressão oral Indique o nível, por ex.: Excelente
Indique, em cada uma das rubricas supra, o seu nível de conhecimentos (excelente, bom, elementar):
- Excelente: sólido domínio da língua que lhe permite comunicar de forma eficaz (compreensão e expressão oral e escrita) num contexto profissional internacional.
- Bom: capacidade para a) compreender e redigir mensagens de carácter profissional (comunicações telefônicas, notas, etc.), caso necessário, com a ajuda de um dicionário; b) participar num diálogo de nível geral utilizando uma sintaxe simples e exprimir a sua opinião; c) ser autônomo, em caso de viagem, em situações da vida corrente do país ou países em que a língua é falada.
- Elementar: capacidade de se exprimir e de se fazer compreender em situações de comunicação elementares (por ex.: recados, notas ou instruções), de compreender mensagens escritas simples, de demonstrar uma autonomia mínima no contexto linguístico.

Nota:
• Caso seja titular de um certificado comprovativo dos seus conhecimentos linguísticos (por ex., Le TOEIC-Test of English for International Communication), indique o nível de língua e a data do obtenção do diploma.
• Não sobrestime o nível de conhecimentos linguísticos – este será testado aquando de uma eventual entrevista.

  • APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS
Descreva as suas aptidões e competências sociais, por ex.:
• espírito de equipa;
• capacidade de adaptação a ambientes mutliculturais ;
• capacidade de comunicação (por ex.: de redigir claramente uma informação ou de a transmitir com eficiência, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).

  • APTIDÕES E COMPETÊNCIAS DE ORGANIZAÇÃO
Descreva as suas aptidões e competências de organização, por ex.:
• capacidade de liderança;
• sentido de organização;
• gestão de projetos, de equipa, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).


  • APTIDÕES E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Descreva as suas aptidões e competências técnicas, por ex.:
• competências numa área técnica especializada (indústria transformadora, saúde, sector bancário, etc.);
• competências informáticas (domínio de um programa informático especializado, programação, etc.)
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).


  • APTIDÕES E COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS

Indique as suas aptidões e competências artísticas que representem uma vantagem, por ex.:
• música;
• escrita;
• desenho, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).


  • OUTRAS APTIDÕES E COMPETÊNCIAS
Competências que não tenham sido referidas acima
Indique outras aptidões e competências susceptíveis de representar um fator preferencial que não tenham sido referidas nas rubricas anteriores, por ex.:
• passatempos;
• desporto;
• responsabilidades associativas, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).

  • CARTA(S) DE CONDUÇÃO
Indique aqui o(s) tipo(s) de carta(s) de condução de que é titular, por ex.:
Carta de condução do tipo B


  • INFORMAÇÃO ADICIONAL
Indique nesta rubrica quaisquer informações que considere de utilidade por ex.:
• pessoas de contacto ou de referência (nome, profissão e elementos de contacto) ;
• publicações ou trabalhos de investigação;
• membro de uma organização profissional, etc..
Nota:
- Não indique os elementos de uma pessoa de contacto sem ter obtido o seu acordo prévio; é preferível inscrever a menção: «Referências fornecidas a pedido» para não sobrecarregar o curriculum vitae.
- Inclua uma breve descrição de eventuais obras publicadas ou trabalhos de investigação.

  • ANEXOS
Enumere os documentos eventualmente anexados ao CV, por ex.:
• cópias dos diplomas e certificados, incluindo os certificados de frequência de cursos de formação contínua que não são homologados por diplomas;
• certificados de trabalho ou de estágio;
• obras publicadas ou trabalhos de investigação, etc.
Nota:
- Enumere os documentos juntos numa ordem lógica (por exemplo, agrupe e, se necessário, numere, os diplomas, certificados de trabalho, etc.) para facilitar a leitura.
- Para evitar o risco de extravio, não envie os originais dos certificados e diplomas, mas sim fotocópias.

Preparar uma carta de Apresentação

Preparar uma carta de Apresentação
Sempre que se candidatar a um emprego deverá elaborar uma carta de apresentação que vai acompanhar o seu Curriculum Vitae.

Cuidados a ter com a apresentação da carta:
  • Escreva-a numa folha branca e lisa, de formato A4;
  • Utilize frases curtas e claras;
  • Certifique-se de que não tem erros nem rasuras;
  • Escreva-a preferencialmente à mão. Esta norma tem vindo a cair em desuso, mas se tiver uma caligrafia bonita não perde em enviá-la manuscrita (utilize uma folha pautada por baixo para se orientar).

A carta de apresentação deve fazer sempre menção a quatro aspectos essenciais:
  1. Coloque os seus elementos de identificação no canto superior esquerdo da folha (nome, morada e telefone);
  2. Referência ao local onde viu o anúncio - caso seja num jornal é necessário mencionar o nome do jornal e data em que o emprego foi anunciado, referência ou número que acompanha o anúncio e a função a que se candidata;
  3. Referência ao Curriculum Vitae;
  4. Terminar agradecendo a atenção dispensada.

Investigar as Ofertas de Emprego

Investigar as Ofertas de Emprego

Sites de Emprego na Internet

Sugerem-se alguns Sites de emprego disponíveis na Internet onde podes encontrar ofertas de emprego, colocar o teu currículo ou o teu anúncio de emprego:
etc...

Jornais Diários, Semanários, Jornais Regionais:

Na sociedade da comunicação em que vivemos, é imprescindível estarmos actualizados. Os jornais e revistas estão a apostar em edições online gratuitas, que podes consultar para evitar a info-exclusão. Informa-te!

Diários
Diário Económico
Correio da Manhã

Semanários
Expresso
Semanário Económico
Visão


Centro de Emprego:

Procura nos Centros de Emprego e Centros de Formação Profissional, respectivamente da tua zona.
Procura e 
Sabe qual é o Serviço de Emprego da sua área de residência.
Clica no seguinte link:



Instituto Português da Juventude:

No site http://juventude.gov.pt/, podes encontrar uma área dedicada ao Emprego e Empreendedorismo



UNIVAS (Unidades de Inserção na Vida Activa):

Univa – o que é? 

Uma UNIVA - Unidade de Inserção na Vida Activa é uma organização devidamente credenciada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para prestar apoio a jovens na resolução dos seus problemas de inserção e reinserção profissional, em colaboração com os Centros de Emprego.
Tem como funções o acolhimento, a informação e a orientação profissional e o apoio e acompanhamento dos jovens em experiências no mundo do trabalho e na procura de uma formação e/ou emprego.

A quem se destina?

Jovens desempregados e à procura do 1º emprego;
Jovens que completaram a sua escolaridade;
Jovens que possuem curso de formação profissional;
Jovens estudantes interessados em orientação profissional.

São objectivos da UNIVA:
- o acolhimento, a informação e orientação profissional e ou escolar, visando a integração na vida activa dos jovens;
- a colocação e acompanhamento da sua inserção/ reinserção;
- apoio à frequência de estágios e cursos de formação profissional e promoção de outras formas de contacto com o mercado de trabalho;
- a recolha e divulgação da informação relativa a ofertas de emprego e de formação profisssional.

Deste modo, a UNIVA poderá apoiar na procura de informação relativa à procura de emprego, nomeadamente na elaboração do curriculum vitae, cartas de apresentação e de candidatura espontânea, e na preparação da entrevista, além de garantir informação geral sobre o mercado de trabalho e um acompanhamento personalizado aos desempregados e aos candidatos ao 1º emprego;
- estabelecimento de contactos regulares com entidades empregadoras, bem como informação escolar e profissional necessária para uma entrada bem sucedida na vida activa.



Agências de Trabalho Temporário:

Pesquisa algumas agências de trabalho temporário autorizadas:




As ofertas de emprego podem ainda ser publicitadas através dos seguintes meios:
  • Agências privadas de colocação;
  • Clubes de Emprego;
  • Instituições de Solidariedade Social;
  • Diário da República (nos concursos públicos);
  • Autarquias, Juntas de Freguesias, Paróquias;
  • Rádios locais e Televisão;
  • Vitrines existentes nas entradas dos supermercados e hipermercados destinados à afixação de anúncios.

Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.

"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt  + Frases

Anuncios