terça-feira, 30 de março de 2021

Conhecer as fases do processo de seleção

Conhecer as fases do processo de seleção
 De uma forma geral um processo de seleção subdivide-se por várias fases:

1)    Análise Curricular
2)    Resolução de diferentes provas:
°       Provas Psicológicas
As Provas Psicológicas aplicadas variam consoante a função a que se candidata, mas normalmente incluem um teste de personalidade, um de raciocínio verbalraciocínio numérico raciocínio abstrato.

Exemplo de uma pergunta num teste de personalidade

Diga se a afirmação é Verdadeira ou Falsa:

      Trabalho unicamente e apenas por obrigação.


Exemplo de uma pergunta num teste de raciocínio verbal

Complete a frase com um dos pares de palavras abaixo indicados:

..... está para água como comer está para .....

      A – Continuar –––– guiar
      B – Pé –––– inimigo
      C – Beber –––– comida
      D – Rapariga –––– indústria
      E – Beber –––– inimigo



Exemplo de uma pergunta num teste de raciocínio numérico

Qual das seguintes opções é o resultado da seguinte operação numérica:
Diminuir:
 30
 20
a)    15
b)    26
c)    16
d)    8
e) Nenhum destes


Exemplo de uma pergunta num teste de raciocínio abstrato

Indique qual das figuras pertence à sequência:




°       Prova de Conhecimentos

°       Resolução de Casos Práticos

°       Provas de dinâmica de Grupo

           Exemplo Provas de Dinâmica de Grupo:

 Exemplo 1 – Perdidos no Mar
1ª Parte
Considerem-se participantes numa viagem num navio, no Pacífico. Um incêndio de origem desconhecida destruiu grande parte do navio, ficando este ao sabor das ondas, havendo risco de se afundar. A localização é incerta, porque o equipamento de navegação foi destruído.

Pelo cálculo mais optimista encontram-se aproximadamente a cinco mil kilómetros de terra.

Durante o incêndio conseguiu-se enviar um S.O.S. que foi recebido.

Abaixo encontra-se uma lista de quinze objectos que permaneceram intactos. Além disso, há um bote com remos suficientemente grande para levar os sobreviventes e os 15 objectos. Os sobreviventes têm, como objectos pessoais alguns cigarros, alguns fósforos e algum dinheiro em notas.

A tarefa consiste em enumerar estes quinze objectos em termos de importância para a sobrevivência. Coloque o número 1 para o objecto que no seu entender é o mais importante, o número 2 para o segundo mais importante, até ao número 15, para o menos importante.
Objectos    
           A  
        B
Sextante


Um espelho, tipo médio


Cinco galões de água


Um mosquiteiro


Alimentos concentrados


Mapa do Oceano Pacífico


Um colchão flutuante


2 galões de óleo misturado com gás inflamável


Um rádio Receptor- Transistor


Replente de Tubarões


Um oleado de plástico com 6 m2


Três litros de rum


Trinta metros de corda de nylon


Três caixas de chocolate


Um equipamento de pesca




2ª Parte
Pretende-se agora que o grupo chegue a um consenso. Isto quer dizer que para a escolha de cada um dos quinze objectos, em função da sua importância para a sobrevivência, deve-se procurar o consenso de cada membro antes de se tomar a decisão.

Tente seguir as seguintes orientações:
  • Evite discussões acerca das ideias individuais, tentando encontrar a solução através de um racíocinio lógico.
  • Evite mudar de ideias só para evitar conflitos.
  • Evite usar meios como o voto ou a negociação como forma de tomada de decisão.
  • Considere as diferenças de opinião mais como um ajuda do que um obstáculo para a decisão.

Exemplo 2 – ASSALTO A UMA FARMÁCIA
Na Europa, uma mulher está a morrer com um tipo de cancro especial.
Existia um medicamento que o médico pensava que a podia salvar. Tratava-se de um medicamento que o farmacêutico da mesma cidade tinha recentemente descoberto. O processo de fabricação do novo medicamento era bastante dispendioso, mas o farmacêutico já tinha ganho dez vezes mais do que era necessário para cobrir os custos de produção. Gastou 200.000$00 na criação e fabricação do medicamento e pediu 2.000.000$ por uma pequena dose do mesmo. O António, marido da doente, tentou arranjar dinheiro junto de todas as pessoas que conhecia, mas só conseguiu reunir cerca de 1.000.000$00, o correspondente a metade do custo do medicamento. Disse ao farmacêutico que a mulher estava a morrer e pediu-lhe que o vendesse mais barato ou o deixasse pagar mais tarde. Mas o farmacêutico disse:
-Não! Descobri o medicamento e quero ganhar bastante dinheiro com ele.

Então, desesperado, António decidiu assaltar a farmácia e roubar o medicamento para a sua mulher.

Diga o que faria se fosse confrontado com uma situação destas.



3)   Entrevista(s)
Conhecer as fases do processo de seleção

A ordem destas fases pode variar e nalguns casos algumas delas podem até não se realizar.
O objectivo das provas de grupo é avaliar a atitude do sujeito no seu relacionamento e interação com os diferentes elementos do mesmo.
É-lhe dado um determinado exercício e é-lhe pedido que o resolva individualmente dentro do intervalo de tempo concedido para tal. Em seguida constituem-se os grupos pedindo que cheguem a acordo no grupo relativamente à solução final, dentro do tempo determinado para esta etapa da prova.

Esteja atento à sua atitude no grupo.
Pretendem-se selecionar através deste exercício indivíduos com um estilo de comunicação assertivo, e consequentemente um comportamento assertivo.

O que é um comportamento assertivo?
É aquele em que o sujeito defende os seus direitos sem passar por cima dos direitos dos outros, e que respeita as técnicas de escuta ativa, nomeadamente:
°          Argumenta os seus pontos de vista de uma forma clara;
°          Olha os outros nos olhos;
°          Não interrompe o outro enquanto este fala;
°          Dá espaço ao outro para argumentar os seus pontos de vista;
°          Não manifesta acordo ou desacordo logo que o outro inicia a defesa dos seus argumentos;
°          Tenta perceber as emoções que estão por trás do ponto de vista do outro;
°          Não abdica dos seus pontos de vista enquanto não estiver seguro de que está errado.

No 1.º exemplo que lhe é apresentado sobre provas de grupo, o importante não é saber qual a ordenação que cada um faz dos objetos, mas sim saber como argumenta a sua posição e como lida com as opiniões dos outros elementos do grupo, no fundo qual a sua atitude no grupo.

Não se esqueça: “o estilo assertivo é o mais eficaz em termos de comunicação“ e por conseguinte o mais importante em termos de relacionamento interpessoal. Hoje já ninguém trabalha sozinho. Cada vez mais é necessário recorrer ao trabalho em equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário.

Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.

"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt  + Frases

Anuncios