A candidatura espontânea é uma forma de apresentar-se e de oferecer os seus serviços, podendo fazê-lo através da criação do seu próprio anúncio de emprego ou enviando uma carta de candidatura espontânea ou colocando o seu currículo num dos diversos sites de emprego. Estas duas técnicas não devem ser esquecidas no seu planeamento de procura de emprego, dado que muitos dos postos de trabalho não são publicitados, ou seja, não são do conhecimento público.
Antes de criar o seu anúncio, recolha e analise outros anúncios de oferta de emprego. Quando redigir o seu anúncio de emprego deve estar atento aos seguintes aspectos:
- O anúncio deve ser de leitura fácil
- A informação deve ser concisa
- Deve ser objectivo, isto é, devem ser ressaltados os aspectos mais importantes para o posto de trabalho que pretende
- Ser apelativo
- Destacar a sua qualificação profissional ou o tipo de trabalho que procura
- Publicá-lo tanto quanto possível na horizontal, pois chama mais a atenção
- Publique-o ao fim-de-semana, em dias alternados ou seguidos
A Carta de Candidatura Espontânea
A carta de candidatura espontânea tem como objetivos:
- Suscitar o interesse da entidade empregadora;
- Chamar a atenção para o currículo;
- Expressar o seu interesse e motivação face ao posto de trabalho e à empresa;
- Conseguir obter uma entrevista.
- Antes de escrever a sua carta de candidatura espontânea deverá:
Selecionar e anotar as empresas que vão de encontro aos seus interesses. Para o efeito consulte as páginas amarelas, jornais, revistas da especialidade, cartazes publicitários, associações empresariais e sindicatos;
Informar-se sobre a empresa a que se candidata;
Definir com clareza aquilo que pode, quer e sabe fazer.
Cuidados a ter com a apresentação da carta:
- Escreva-a numa folha branca e lisa, de formato A4;utilize frases curtas e claras;
- Certifique-se que não tem erros nem rasuras;
- Escreva-a preferencialmente à mão. Esta norma tem vindo a cair em desuso, mas se tiver uma caligrafia bonita não perde em enviá-la manuscrita (utilize uma folha pautada por baixo para se orientar).
Conteúdos da carta de candidatura:
- Coloque os seus elementos de identificação no canto superior esquerdo da folha;
- Dirija-a ao Director dos Recursos Humanos nas grandes empresas; ao Director da empresa, nas pequenas/médias empresas e nas empresas de recrutamento e selecção.
- Exponha o motivo que o/a leva a candidatar-se a um posto de trabalho naquela empresa;
- Realce em que medida a sua formação e experiência podem constituir uma mais valia para a empresa;
- Despeça-se atenciosamente procurando convencer o empregador a conceder-lhe uma entrevista;
- Termine de uma forma atenciosa e assine;
- Indique no canto inferior esquerdo: Anexo – Currículo.
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