Recomendações gerais:
Antes de começar a redigir o seu curriculum vitae, passe em revista alguns princípios importantes:
- Redija o seu CV num estilo cuidado. Apresente as suas habilitações e aptidões de forma clara e lógica para valorizar os seus pontos fortes. Nenhum aspecto de forma nem de fundo deve ser negligenciado (como é evidente, são de evitar erros ortográficos!).
- Concentre-se no essencial. Um CV deve ser breve: na maioria das vezes, duas páginas são suficientes para valorizar o seu perfil. Caso a sua experiência profissional ainda não seja extensa, dê evidência a estágios que tenha efetuado.
- Adapte o seu CV em função do posto a que se candidata Realce os elementos susceptíveis de valorizar a sua candidatura aos olhos do entrevistador. Atenção: não empole o seu CV para não correr o risco de ser desacreditado aquando de uma eventual entrevista.
- Respeite a estrutura do modelo. O modelo europeu de curriculum vitae permite-lhe apresentar as suas habilitações e aptidões de maneira lógica:
- informações pessoais;
- descrição da experiência profissional;
- descrição da formação acadêmica e profissional;
- descrição pormenorizada das suas aptidões e competências pessoais adquiridas ao longo do percurso de formação, da carreira profissional ou ao longo da vida.
- Nota : Imprima o seu curriculum vitae em papel branco. Mantenha o tipo de letra e a paginação propostos. Evite que uma mesma rubrica (por exemplo, uma sequência de formação) continue noutra página (para o efeito, utilize a função ‘salto de página’ do tratamento de texto). As caixas previstas para o preenchimento das diferentes rubricas não são visíveis no documento impresso.
- Seja claro e conciso. A leitura do CV deve permitir ao entrevistador tomar conhecimento do seu perfil em alguns segundos. Por conseguinte:
- utilize frases curtas;
- concentre-se nos elementos pertinentes da sua formação e experiência profissional;
- justifique as interrupções de estudos ou de carreira.
- Dê a ler o seu CV. Dê a ler o seu CV a uma terceira pessoa para se certificar de que o seu conteúdo é claro e de fácil compreensão.
Instruções detalhadas para o preenchimento das diferentes rubricas:
- INFORMAÇÃO PESSOAL
- Nome
Inscreva o seu APELIDO e nome(s), por ex.:
FELISBERTO, Pedro António
Nota: Se tiver vários nomes próprios, comece pelo que utiliza normalmente.
- Morada
Inscreva a sua morada completa, par ex.:
Rua de Penedo de Cima, nº 69 - P-4800 Guimarães
Nota :
- Indique claramente a morada através da qual pode ser contactado rapidamente. Caso a sua morada do momento seja diferente da sua morada permanente, pode inscrever várias moradas precisando os
períodos em que pode ser contactado através de cada uma.
- A ordem dos elementos da morada pode variar conforme os países; respeite as regras em vigor no seu país de residência para facilitar o encaminhamento rápido da correspondência postal; não se esqueça do
código do país em caso de candidatura no estrangeiro, por ex.: P-4800 Guimarães,
• No caso da Irlanda, do Reino Unido e dos Países Baixos, o nome do país é referido por extenso:
Dublin 2
Ireland
…
London SW1P 3AT
United Kingdom
…
2500 EA Den Haag
Nederland
- Telefone
Nota:
- Se desejar enviar o seu CV para diferentes países, indique o prefixo do país e, eventualmente, o prefixo regional, entre parênteses e ligados por um hífen; exemplo: (351) 223 75 40 31 para um número de telefone da região do Porto.
. Separe o número principal em grupos de dois a partir da direita, devendo o último grupo conter três algarismos caso o número seja ímpar (os grupos devem ser separados por um espaço e não por um ponto; exemplo de um número de telefone da região de Bruxelas: (32-2) 220 20 20.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Fax
- Correio eletrônico;
- Nacionalidade:
Inscreva a sua nacionalidade, por ex.: Portuguesa
- Data de nascimento
Inscreva a sua data de nascimento, por ex.: 09.12.1663
- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Nesta rubrica, descreva separadamente os cargos pertinentes ocupados até à data, começando pelo mais recente.
Nota:
- Para efeitos de concisão, dê preferência a experiências profissionais susceptíveis de conferir um valor acrescentado à sua candidatura. Não negligencie as experiências que, embora não diretamente relacionadas com o perfil do posto a que se candidata, são susceptíveis de constituir um fator preferencial (estadia no estrangeiro, trabalho em contacto com o público, etc.).
- Caso esteja à procura do primeiro emprego, não se esqueça de mencionar os estágios que comprovem um primeiro contacto com o mundo laboral.
- Reproduza o quadro abaixo (com a ajuda da função «copiar/colar» do tratamento de texto) tantas vezes quantas necessárias. Para suprimir uma rubrica, utiliza as funções do menu «Tabela» do tratamento de texto.
- Datas (de – a)
De Janeiro de 1991 a Novembro de 1997
- Nome e endereço do empregador
Inscreva o nome e o endereço da entidade empregadora (telefone, fax, endereço eletrônico e site Internet), por ex.:
Aparavelva, rua da Industria, nº 5, P-4080 Guimarães
Tel.: 253 69 96 69, fax: 253 96 69 96, correio eletrônico: Aparavelva@live.com.pt
- Tipo de empresa ou sector
Indique o tipo ou sector de atividades da entidade empregadora, por exemplo:
Transporte e armazenagem, Comunicações, Seguros
- Função ou cargo ocupado
Indique a função e ou cargo ocupado, por ex.:
Mecânico de automóveis, Técnico de manutenção, Recepcionista
- Principais atividades e responsabilidades
Indique as suas funções desempenhadas e grau de responsabilidade, por ex.:
Reparação e conservação de veículos, Relações com os fornecedores, Acolhimento de público.
Caso necessário, quantifique as suas responsabilidades (percentagem de tempo de trabalho, duração das funções, etc.).
- FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL
Nesta rubrica, descreva separadamente os cursos e formação concluídos, isto é, sancionados por um certificado ou um diploma, começando pelo mais recente.
Nota:
-Não é de forma alguma indispensável mencionar todos os certificados e diplomas obtidos; caso seja titular de um diploma universitário, não é necessário apresentar o certificado do ensino básico; privilegie as habilitações susceptíveis de representar um fattor preferencial para a sua candidatura.
- Reproduza o quadro (através da função «copiar/colar» do tratamento de texto) tantas vezes quantas as necessárias. Para suprimir uma rubrica não utilizada, utilize as funções do menu «Tabela» do tratamento de texto.
- Datas (de –a)
Inscreva a data correspondente à duração do ensino ou da formação, por ex.:
De Outubro de 2003 a Julho de 2004
- Nome e tipo da organização de ensino ou formação
Indique a designação (e o endereço, caso necessário) e o tipo de estabelecimento frequentado, por ex.:
Faculdade de Engenharia da Universidade de Braga
Largo da Porta Aberta
P-4000-444 Braga
- Principais disciplinas/competências profissionais
Apresente um resumo das disciplinas ou competências profissionais principais leccionadas no ensino ou formação correspondente reagrupando-as, caso necessário, para efeitos de concisão, por ex.:
Domínio geral
• Português, área de integração, língua estrangeira (inglês)
• Educação física e desportiva
Domínio profissional
• Formação em contexto de trabalho (fabrico de pão de todos os tipos)
• Ciências aplicadas à alimentação e aos equipamentos (microbiologia, bioquímica, higiene)
• Tecnologia profissional (matérias-primas, higiene e segurança)
• Conhecimento da empresa e do seu ambiente econômico, jurídico e social
Nota:
Seja conciso e privilegie as competências profissionais valorizadoras para o seu recrutamento.
- Designação da qualificação atribuída
Inscreva a designação exata do certificado ou diploma obtido, por ex.:
Licenciatura em LLM (Línguas e Literaturas Modernas), nas variantes Português e Francês
Nota:
Evite o emprego de abreviaturas isoladamente (ex. LLM).
- Classificação obtida (se aplicável)
Caso o certificado/diploma corresponda a uma classificação nacional ou internacional existente, indique exatamente a classificação nacional (classificação nacional, ISCED, etc.).
Caso necessário, informe-se junto da entidade que emitiu o certificado/diploma.
- APTIDÕES E COMPETÊNCIAS PESSOAIS
(Adquiridas ao longo da vida ou da carreira, mas não necessariamente abrangidas por certificados e diplomas formais)
As rubrica infra permitem-lhe apresentar, para além da experiência profissional, as competências adquiridas quer no âmbito do seu percurso de formação acadêmica ou profissional (durante os estudos), quer de forma não formal (no decurso da sua atividade profissional ou no âmbito das suas atividades de lazer).
Nota geral: Suprima as rubricas relativamente às quais não tenha elementos pertinentes a mencionar.
- PRIMEIRA LÍNGUA
Inscreva a sua língua materna, por ex.: Português
- OUTRAS LÍNGUAS
Inscreva a língua estrangeira, por ex.: Inglês
Compreensão escrita Indique o nível, por ex.: Bom
Expressão escrita Indique o nível, por ex.: Elementar
Expressão oral Indique o nível, por ex.: Excelente
Indique, em cada uma das rubricas supra, o seu nível de conhecimentos (excelente, bom, elementar):
- Excelente: sólido domínio da língua que lhe permite comunicar de forma eficaz (compreensão e expressão oral e escrita) num contexto profissional internacional.
- Bom: capacidade para a) compreender e redigir mensagens de carácter profissional (comunicações telefônicas, notas, etc.), caso necessário, com a ajuda de um dicionário; b) participar num diálogo de nível geral utilizando uma sintaxe simples e exprimir a sua opinião; c) ser autônomo, em caso de viagem, em situações da vida corrente do país ou países em que a língua é falada.
- Elementar: capacidade de se exprimir e de se fazer compreender em situações de comunicação elementares (por ex.: recados, notas ou instruções), de compreender mensagens escritas simples, de demonstrar uma autonomia mínima no contexto linguístico.
Nota:
• Caso seja titular de um certificado comprovativo dos seus conhecimentos linguísticos (por ex., Le TOEIC-Test of English for International Communication), indique o nível de língua e a data do obtenção do diploma.
• Não sobrestime o nível de conhecimentos linguísticos – este será testado aquando de uma eventual entrevista.
- APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS
Descreva as suas aptidões e competências sociais, por ex.:
• espírito de equipa;
• capacidade de adaptação a ambientes mutliculturais ;
• capacidade de comunicação (por ex.: de redigir claramente uma informação ou de a transmitir com eficiência, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
- APTIDÕES E COMPETÊNCIAS DE ORGANIZAÇÃO
Descreva as suas aptidões e competências de organização, por ex.:
• capacidade de liderança;
• sentido de organização;
• gestão de projetos, de equipa, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
Descreva as suas aptidões e competências técnicas, por ex.:
• competências numa área técnica especializada (indústria transformadora, saúde, sector bancário, etc.);
• competências informáticas (domínio de um programa informático especializado, programação, etc.)
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
Indique as suas aptidões e competências artísticas que representem uma vantagem, por ex.:
• música;
• escrita;
• desenho, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
- APTIDÕES E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
Descreva as suas aptidões e competências técnicas, por ex.:
• competências numa área técnica especializada (indústria transformadora, saúde, sector bancário, etc.);
• competências informáticas (domínio de um programa informático especializado, programação, etc.)
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
- APTIDÕES E COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS
Indique as suas aptidões e competências artísticas que representem uma vantagem, por ex.:
• música;
• escrita;
• desenho, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
- OUTRAS APTIDÕES E COMPETÊNCIAS
Indique outras aptidões e competências susceptíveis de representar um fator preferencial que não tenham sido referidas nas rubricas anteriores, por ex.:
• passatempos;
• desporto;
• responsabilidades associativas, etc.
e precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.).
- CARTA(S) DE CONDUÇÃO
Indique aqui o(s) tipo(s) de carta(s) de condução de que é titular, por ex.:
Carta de condução do tipo B
- INFORMAÇÃO ADICIONAL
Indique nesta rubrica quaisquer informações que considere de utilidade por ex.:
• pessoas de contacto ou de referência (nome, profissão e elementos de contacto) ;
• publicações ou trabalhos de investigação;
• membro de uma organização profissional, etc..
Nota:
- Não indique os elementos de uma pessoa de contacto sem ter obtido o seu acordo prévio; é preferível inscrever a menção: «Referências fornecidas a pedido» para não sobrecarregar o curriculum vitae.
- Inclua uma breve descrição de eventuais obras publicadas ou trabalhos de investigação.
- ANEXOS
Enumere os documentos eventualmente anexados ao CV, por ex.:
• cópias dos diplomas e certificados, incluindo os certificados de frequência de cursos de formação contínua que não são homologados por diplomas;
• certificados de trabalho ou de estágio;
• obras publicadas ou trabalhos de investigação, etc.
Nota:
- Enumere os documentos juntos numa ordem lógica (por exemplo, agrupe e, se necessário, numere, os diplomas, certificados de trabalho, etc.) para facilitar a leitura.
- Para evitar o risco de extravio, não envie os originais dos certificados e diplomas, mas sim fotocópias.
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