A entrevista faz parte, normalmente, da última fase do processo de seleção.
É o momento decisivo de todo o processo de procura de emprego. É no decorrer da mesma que o candidato e a entidade empregadora trocam informações. É a altura ideal de demonstrar que é o candidato certo para o posto de trabalho.
- Antes de ir à entrevista prepare-se cuidadosamente.
- Tenha um comportamento adequado durante a entrevista.
- Faça uma avaliação da entrevista.
- Obtenha o máximo de informação sobre a empresa e a função a que se candidata (ramo de atividade, dimensão, tipo de produtos ou serviços que presta, sua organização e funcionamento, tipo de qualificações existentes, contratação colectiva pela qual é abrangida, etc.);
- Prepare a resposta para as questões mais frequentes;
- Releia o anúncio, a carta de candidatura e o currículo. Reflita sobre o conteúdo do seu currículo, nomeadamente, formação, experiência profissional e experiência complementar;
- Reúna, caso lhe peçam, os documentos que deve apresentar;
- Apresente-se de uma forma cuidada;
- Verifique a data e hora da entrevista e apresente-se com uma antecedência de cerca de 10 minutos.
Comportamento adequado durante a entrevista:
Esteja atento aos seus comportamentos durante a entrevista, estes poderão ser determinantes em termos de seleção.
Comportamentos recomendáveis:
Comportamentos a evitar:
Comportamentos recomendáveis:
- Apresente-se saudando quem o recebe, através de um aperto de mão firme e sorria;
- Aguarde que o convidem a sentar-se;
- Enquanto sentado, mantenha uma postura correta;
- Mostre-se atento e interessado;
- Olhe o entrevistador nos olhos;
- Responda com determinação às perguntas;
- Peça esclarecimentos, delicadamente sempre que uma questão não lhe pareça clara;
- Aguarde que seja o entrevistador a dar por terminada a entrevista.
Comportamentos a evitar:
- Chegar atrasado;
- Cortar a palavra ao entrevistador;
- Mexer-se continuamente na cadeira;
- Mostrar-se arrogante ou agressivo;
- Mastigar pastilha elástica;
- Ter o seu telemóvel ligado;
- Mostrar falta de confiança;
- Auto elogiar-se;
- Mendigar trabalho;
- Demonstrar ausência de planos de carreira, projetos e objetivos;
- Insistir muito na remuneração;
- Falar mal dos locais de trabalho anteriores.
Avaliação da Entrevista
A avaliação da entrevista é um momento importante no sentido de evitar erros futuros. Reflicta sobre as seguintes questões:
- Como decorreu a entrevista?
- Que aspectos despertaram maior interesse no entrevistador?
- Será que realcei suficientemente as minhas competências?
- Falei muito ou pouco?
- Cortei a palavra ao entrevistador?
- Será que fui agressivo?
- Será que dei uma imagem positiva de mim?
- Que aspectos poderei melhorar numa futura entrevista?
- Se passado algum tempo após a realização da entrevista, caso não tenha sido contactado, poderá telefonar à empresa solicitando informações sobre o estado do seu processo, se continua em avaliação, se passou a uma fase seguinte ou se foi eliminado.
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