terça-feira, 23 de março de 2021

Tecidos: Caracterização de um Projecto

Tecidos: Caracterização de um Projecto

    Para poder caracterizar os seus projectos de tecidos o designer deve ter uma clara ideia sobre qual é a sua posição e quais as suas relações funcio­nais no complexo de influências e informações, por um lado, e objectivos e metas a atingir, por outro.

    As relações com os sectores de investigação, de marketing e de produ­ção podem ser esquematizadas do seguinte modo:

Tecidos: Caracterização de um Projecto


    1 - O sector de marketing envia ao design as informações sobre as necessidades dos clientes.
    2 - O design fornece ao marketing os novos projectos de tecidos, cores e desenhos.
    3 - O design consulta a investigação sobre novas tecnologias, matérias­-primas e equipamentos.
  4 - A investigação informa o design sobre as inovações tecnológicas, materiais, equipamentos e processos.
  5 - O design dá instruções para a produção sob a forma de projectos técnicos de tecidos a fabricar experimental ou já definitivamente.
  6 - A produção informa o design sobre as condições de execução dos projectos enviados, com vista ao seu melhoramente se for caso disso, ou com a confirmação da sua validade técnica.

    Para a elaboração do projecto de um tecido o designer disporá assim das informações necessárias que ele sistematizará em:
    —finalidade do tecido e a quem se destina
    — matérias-primas (fibras têxteis) e a sua composição percentual
    —fios (título, sistema de produção, número de cabos e torção)
    — cores e sua solidez
    —estrutura (debuxo)
    — montagem no tear (fios/cm e passagens/cm)
    —disposição das cores à teia e à trama
    —características técnicas como peso/m2, largura, etc.
    —simulação do efeito
    —custo de produção
    — acabamento
    As fases de caracterização do projecto e os cálculos que para ele são necessários dependem do tipo de projecto, isto é se se trata de:
    — COPIAR um tecido que é considerado como bom
    — INTRODUZIR modificações num tecido já existente
    — PRODUZIR um tecido novo

    Vêm a propósito algumas considerações sobre o que é um tecido novo.
   Sob o ponto de vista do marketing um produto novo é o que se diferencia dos seus similares por algum dos seguintes aspectos:
    — Propriedades estéticas ou formais
    — Condições de uso
    — Condições de aquisição

    Esse produto novo pode vir satisfazer necessidades de uso ainda não satisfeitas; ou criar novas necessidades; ou corresponder dum modo dife­rente a necessidades já existentes.
    Sob o ponto de vista dos tecidos, uma simples variação de cor originaria um artigo novo, por ser uma variação duma qualidade estética. Mas de facto as variações das cores dum tecido são geralmente consideradas como varian­tes dum padrão ou desenho e não como novidades, a não ser que se trate de um tecido liso clássico agora fabricado nas novas cores de moda.
    As fibras não naturais (artificiais e sintéticas) vêm, desde os anos 50, propondo verdadeiros novos tecidos, com propriedades novas e melhoradas, dando ocasião a misturas diferentes em tipo de fibras e percentagens que resultam em verdadeiros novos tecidos e proporcionam até novos usos, de que é um exemplo flagrante o desporto “wind surf” que só é possível com velas leves de tecido de nylon ou poliéster que não absorve água.

    Mas a tarefa do designer para vestuário é de facto produzir tecidos que correspondam às variações desejadas pelo mercado ou que correspondam às suas necessidades e/ou hábitos, introduzindo um grau de novidade comer­cialmente possível, por alteração das características dos tecidos ou por pro­dução experimental de amostras.

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