Corno ponto de partida, referem-se as questões envolvidas na análise de um tecido que deve ser reproduzido:
a) análise da matéria-prima: a1) composição qualitativa a2) composição quantitativa percentual b) análise do fio: b1) método de fiação
- cardado
- penteado
- supercardado
- open-end
b2) número de cabos
b3) torção dos cabos
b4) retorção c) análise da estrutura do tecido: c1) determinação do direito e do avesso do tecido c2) determinação da teia e da trama c3) determinação do debuxo por desfiação da amostra dada c4) determinação a partir do debuxo obtido da remissa no mínimo número de liços e do respectivo risco (usando as regras normais para tais casos, estudados em estrutura de tecidos), d)cálculo dos parâmetros técnicos para a reprodução da amostra dada e) tinturaria e acabamento
Limitar-nos-emos agora aos aspectos estruturais da análise de tecidos, ou seja da alínea c). c1) Distinção do direito e do avesso Para distinguir o direito do avesso devemos observar cuidadosamente a amostra. Assim: 1.º o direito é aquele que tiver aspecto e acabamento mais cuidado 2.º no direito os cordões de sarja e de diagonal, correm da esquerda para a direita e de baixo para cima 3.º o pêlo tombado é sempre do direito. Há artigos que têm pêlo do avesso para os tornar mais macios, mas neste caso o pêlo é curto e pouco regular 4.º se a teia e a trama forem de qualidade diferente, o direito é o lado em que a melhor qualidade estiver mais em evidência: caso dos cetins.
c2) Distinção da teia e da trama: 1.º O fio da teia é mais resistente que o fio da trama a) o fio da teia é mais grosso b) tem mais torção c) tem maior número de cabos d) a matéria-prima da teia tem mais resistência 2.º a densidade da teia é geralmente maior que a densidade da trama. Devemos fazer excepção para os debuxos por trama, que geralmente têm maior número de passagens por centímetro. 3.º se o tecido tem riscas elas são geralmente verticais, salvo quando a moda indica riscas à trama 4.º se o tecido tem pêlo ele provém sempre da trama porque a percha desenvolve o pêlo a partir da trama. Se o pêlo é tombado fica na direcção da teia 5.º se o tecido tem cordões de sarja ou de diagonal eles correm de baixo para cima e da esquerda para a direita, sendo formados pela teia 6.º se o tecido é em xadrez, o lado maior do xadrez é na direcção da teia 7.º nos tecidos em que a teia e a trama são de cores contrastantes, sendo uma clara e outra escura, a teia é geralmente clara 8.º se o tecido apresenta marcas do pente, isto é, riscos paralelos feitos pelo espaçamento dos fios, essas marcas são no sentido da teia
c3) Desfiação: a determinação do debuxo ou estrutura do tecido é feita por desfiação de uma amostra, passagem por passagem ou fio a fio, registando os respectivos cruzamentos em papel de debuxo (segundo os esquemas dados a seguir) até se obter a repetição, e constituindo-se então o módulo da estrutura.
Fig.
b3) torção dos cabos
b4) retorção
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