quarta-feira, 24 de março de 2021

Tecidos: O Desenho por Computador

    O uso de meios informáticos deve dizer-se que é o que está transfor­mando a função do designer têxtil numa actividade típica da Terceira Onda.

    Usando o computador equipado com periféricos adequados e software especializado o designer está equipado com um poderoso instrumento de criação e transformação de projectos de tecidos quer no aspecto estético quer estrutural, visto que a simulação do efeito do debuxo se torna fácil e instantânea.
    Existem sistemas informacionais para design de tecidos que não só redu­zem drasticamente os custos do projecto do tecido, como, através da simula­ção do efeito, nos dão também as alternativas de cor e as variações de escala dos desenhos.

    Assim o computador é um auxiliar precioso para as seguintes funções:

   1—produção de estruturas novas (debuxos) e imediata simulação do efeito no tecido permitindo uma’ grande economia de tempo no estudo das colecções de amostras;
  2— obtenção de alternativas de cor por variação das cores da teia e da trama;
 3—criação de desenhos modulares para estamparia, a partir de elemen­tos naturais (exteriores) digitalizados ou por desenho directo no monitor através do “mouse” com software adequado;
 4—obtenção de alternativas de cor dos desenhos criados, com uma paleta de cor definida pelo designer;
  5—obtenção de desenhos através de impressora (a preto ou a cores) ou por meios fotográficos. Destes, o slide é particularmente adequado para desenhos de estamparia, porque basta apenas determinar a escala de ampliação a fazer quando da separação de cores (que sera feita através dum scanner) para a posterior abertura dos quadros de estamparia (método silkscreen);
  6—estudo das combinações de cores, segundo princípios de harmonia e contraste ou de temperatura de cor (cores frias ou quentes) —adaptadas ao projecto em estudo e suas características e finalidade;
 7—distribuições por áreas desses efeitos, segundo o tipo de tecido, a estação e a finalidade;
 8—várias funções de arquivo dos projectos realizados em prévias colec­ções, por cliente, tipo de tecido, cores, estruturas, materiais, etc., dependendo estes arquivos apenas das necessidades do designer.

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig.  Padrão para estamparia de tecidos criado no computador por E. M. de Meio e Castro.

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig.  Padrão criado a partir do anterior por mudança de escala do motivo.

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Padrão para estamparia de tecidos mostrando-se 4 variações originais por alternativas de cor realizado em computador por Cecília Melo de Castro.

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig Padrão para estamparia de tecidos mostrando-se 4 variações originais por alternativa de cor realizado em computador por E.M. de Melo e Castro

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Padrão para estamparia de tecidos mostrando-se 2 variações originadas por alternativa de cor realizado em computador por Cecília Melo e Castro

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Dois padrões para seda criados em computador por E. M. De Melo e Castro

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Dois padrões para tecidos decorativo criados em computador por a) E. M. De Melo e Castro, b) Cecília de Melo e Castro

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Um padrão para seda estampada com duas alternativas de cor criadas em computador por E. M. De Melo e Castro

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig Padrão em xadrez para estamparia realizado em computador por Ana Crespo

Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Estudo de tecidos de risca para camisaria criados em computador


Tecidos: O Desenho por Computador
Fig. Simulação de 2 efeitos de xadrez realizados em computador por E. M. de Melo e Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário.

Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.

"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt  + Frases

Anuncios