domingo, 28 de março de 2021

Acabamentos

 

Acabamentos

As operações de acabamentos podem anteceder a fiação ou a tecelagem. Mas antes do tecido ser enviado para a confecção, é necessário proceder ao melho­ramento de certas propriedades que até este momento não tinham sido consideradas como essenciais: aspecto, brilho, toque, cair, amarrotamento, resistência, estabilidade dimensional, etc.. Todas estas propriedades são determinantes no valor que o consumidor atribui ao tecido, constituindo o objectivo fundamental duma série de operações incluídas no acabamento propriamente dito.
É essencial que as características que o tecido possui não sejam afectadas de forma significativa pela limpeza e conserva­ção (lavagem, passagem a ferro, limpeza a seco, etc.). Assim o acabamento utilizado é, tal como o tipo da fibra e o tipo dos corantes utilizados, determinante da etiqueta de limpeza e con­servação a apor ao artigo têxtil.
Ao acabar um tecido (e incluímos no termo “tecido” todos os artigos têxteis laminares, ou seja, os tecidos propriamente ditos, as malhas, os não-tecidos, etc.), é necessário ter em conta toda a sua ‘história”, ou seja, por que fibras e fios é constituído, como foi tecido, como foi branqueado e que tipo de corantes foram utilizados. Caso se trate duma empresa vertical, toda esta infor­mação é facilmente transmitida ao sector dos acabamentos, con­trolado pelo mesmo departamento técnico central. Mas se se manda acabar o tecido a terceiros, é igualmente conveniente transmitir todos os dados possíveis sobre o tecido. Assim serão evitados muitos problemas e conflitos em caso de reclamação, podendo mais facilmente ser responsabilizado o acabador.

Podemos dividir as operações de acabamento em dois gran­des grupos: acabamentos mecânicos e acabamentos químicos. Os acabamentos mecânicos são aqueles em que se vão alterar as propriedades dos tecidos apenas por acções mecânicas, sem uti­lizar normalmente qualquer produto químico. Incluem, pois, todas as operações que são efectuadas sobre o tecido seco, inclusive a própria secagem. Os acabamentos químicos baseiam-se na apli­cação de substâncias que vão reagir com as fibras ou cuja sim­ples presença no tecido actua sobre as propriedades. Esta divisão é puramente artificial, pois na maior parte dos casos combina-se a acção mecânica com a acção química, mas é útil a sistematiza­ção das operações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário.

Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres.

"Faz o que puderes, com aquilo que tens, onde quer que te encontres." -Theodore Roosevelt  + Frases

Anuncios