O batimento do pente consiste na colocação do fio de trama na sua posição própria no tecido, sendo essencial que ocorra no momento em que. as folhas de teia se cruzam.
O elemento responsável por esta função é o PENTE. A sua concepção e propriedades elásticas têm um papel determinante na taxa de quebras à teia e na qualidade do tecido produzido.
O pente encontra-se montado num suporte designado por BATENTE, o qual lhe confere um movimento de vaivém a partir do mecanismo de batimento, e é constituído por uma armação onde se encontram fixas, em espaços regulares, umas LAMINAS, por entre as quais passam os fios de teia.
O espaço existente entre duas lâminas consecutivas é designado por PUA.
Fig.1.14 Pente:
1 - pua
2- lâmina
Os pentes são numerados de acordo com o NÚMERO DE PUAS POR UNIDADE DE COMPRIMENTO (10 cm, 20 cm, 1 polegada, etc.) consoante o sistema de numeração adoptado.
O movimento de batimento pode ser obtido de diversas formas, no entanto, qualquer que seja o tipo de mecanismo utilizado, deverá sempre:
I) ser portador duma quantidade de movimento (produto da massa pela aceleração) superior à que é consumida durante o batimento;
II) ser capaz de a transmitir à frente do tecido (zona de formação do tecido).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado Pelo seu Comentário.